Questões Concurso MPE/RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MPE/RS

Considere os trechos abaixo e as propostas de suas transposições para o discurso indireto, apresentadas a seguir.

1 - Pouco se me dá que o Scliar e o Assis Brasil defendam a reforma ortográfica (I. 01- 02).

2 - Já estava meio irritado com a linguiça sem trema, no dia em que descobri esse negócio de ab-rupto (I. 06-07).

3 - Suprimindo o trema, o apelido era untado com uma ironia grosseira que se tornava hilária (I. 10-11).

I - Trecho 1 = O colunista escreveu que pouco se lhe dava que o Scliar e o Assis Brasil defendessem a reforma ortográfica.

II - Trecho 2 = O articulista declarou que já tinha estado meio irritado com a linguiça sem trema, no dia em que descobrira aquele negócio de ab-rupto.

III - Trecho 3 = O autor disseq ue, com a supressãod o trema, o apelidof ora untado com uma ironia grosseira que se tornara hilária.

Quais propostas estão corretas?

Considere as seguintes afirmações a respeito de convenções ortográficas da língua portuguesa.

I - As formas ab-rupto (I. 01) e abrupto (I. 03), citadas no texto, exemplificam o princípio de privilegiar o critério fonético (ou da pronúncia) em que se assenta a ortografia portuguesa.

II - A supressão do trema em palavras da língua portuguesa não impede que se pronuncie o u em palavras como linguiça (1.10).

III - A nova ortografia, vigente a partir de 1°. de janeiro de 2009, suprimiu o hífen do verbo inter-relacionar.

Quais estão corretas?

Quando um sufixo se acrescenta a uma base, pode ocorrer mudança da classe gramatical da nova palavra relativamente à base. Nesses casos, diz-se que o sufixo é o responsável pela mudança da classe gramatical da palavra derivada.

Abaixo, no bloco superior, estão listadas três palavras do texto formadas por sufixação; no bloco inferior, quatro tipos de formação de palavras com sufixos, considerando-se as mudanças que os sufixos podem provocar relativamente à classe gramatical da base.

Associe adequadamente o bloco superior ao inferior.

( ) possibilidades (I. 13)

( ) justificável (I. 17)

( ) inferência (I. 19)

1 - adjetivo formado a partir de verbo

2 - adjetivo formado a partir de substantivo

3 - substantivo formado a partir de verbo

4 - substantivo formado a partir de adjetivo

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a aspectos linguísticos de segmentos do texto.

( ) A conjunção ou (I. 10) apresenta valor inclusivo e, por essa razão, a forma verbal (é, linha 10) está no singular.

( ) O segmento qualquer de nós (I. 15) poderia ser substituído por algum de nós, sem prejuízo da correção e do sentido da frase.

( ) A locução à diferença de (I. 20) poderia ser substituída por contrariamente a, sem prejuízo da correção e do sentido da frase.

( ) A palavra tanto (I. 21) poderia ser deslocada para imediatamente antes de quanto (I. 22), sem prejuízo da correção da frase.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Considere as seguintes afirmações acerca de vozes verbais utilizadas no texto. 

I - O segmento um só órgão desempenhava as funções de acusar, de defender e de julgar (I. 04-05) poderia ser reescrito como as funções de acusar, de defender e de julgar eram desempenhadas por um só órgão, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical. 

II - O segmento um processo em que lhe sejam garantidas amplas possibilidades (I. 13) poderia ser reescrito corretamente da seguinte forma: um processo em que se lhe garanta amplas possibilidades.

III - O segmento interessa-lhe [...] a punição do autor do crime (I. 21-22) não admite apassivação.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis