Listagem de Questões Concurso MJ
A inviolabilidade do local de trabalho e dos respectivos arquivos de documentação constitui-se, de acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social, como um
princípio.
direito
dever
veto.
O Serviço Social tem na "questão social" a sua base de requisição profissional. A entrada do neoliberalismo, no cenário mundial, provocou, segundo Iamamoto (2001),
a radicalização da "questão social".
a erradicação da "questão social".
o surgimento de uma nova "questão social".
a minimização da "questão social".
uma relativização da "questão social".
Segundo Chuairi (2001), são atribuições do assistente social, no campo sócio-jurídico
fornecer assistência jurídica para as questões que envolvam atos infracionais praticados por crianças e adolescentes.
prestar atendimento a grupos sociais específicos, resolvendo suas situações de litígio mediante intervenção direta.
realizar perícias e estudos sociais, bem como informações e pareceres da área de sua competência, em consonância com os princípios de sua profissão.
atuar nos conflitos familiares como árbitro, respaldado pela sua formação teórica e pelas diretrizes jurídicas institucionais.
O sociólogo francês Marcel Mauss, estudando distintos regimes de direito contratual e sistemas de prestações econômicas, vigentes em distintas sociedades ditas primitivas, elaborou em um ensaio a noção de dádiva. O autor buscou comparar noções e termos específicos, em documentos e textos filológicos que, segundo ele, permitiriam acessar o que chamava de “consciência” das próprias sociedades estudadas. Descrevendo os fenômenos de troca e de contratos nas sociedades que classificou como modernas, “anteriores aos mercadores e à moeda”, Mauss propôs visualizar a moral e a economia dessas transações. Considerando as opções abaixo, escolha aquela que sintetiza o conjunto de práticas estruturantes da noção de dádiva:
dar, receber, compartilhar.
produzir, coletar, distribuir.
dar, receber, retribuir.
ocupar, defender, resistir.
dar, receber, poupar.
"A implantação do Serviço Social se dá no decorrer [do] processo histórico. (...) sua legitimação diz respeito apenas a grupos e fracos restritos das classes dominantes em sua origem e, logo em seguida, ao conjunto das classes dominantes. Sua especificidade maior está, pois, na ausência quase total de uma demanda a partir das classes e grupos a que se destina prioritariamente." (CARVALHO e IAMAMOTO, 2001: 129). De acordo com os autores, a gênese do Serviço Social no Brasil é marcada pela
negociação
emancipação feminina.
República Velha.
imposição.
demanda popular.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}