Questões sobre Geral

A interdisciplinaridade influencia a prática profissional do Assistente Social contemporâneo. Para o exercício interdisciplinar consciente precisamos primeiro delimitar o que podemos entender por interdisciplinaridade. Nesse sentido, são extremamente relevantes as contribuições de Sampaio (2010) sobre o que é interdisciplinaridade. Ancorado no pensamento dessa autora, analise as afirmativas abaixo:

I. A interdisciplinaridade exige que cada especialista ultrapasse os seus próprios limites.

II. A interdisciplinaridade demanda que cada especialista se abra às contribuições de outras disciplinas.

III. A interdisciplinaridade refere-se a justaposição de conteúdos.

IV. A interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade.

V. A interdisciplinaridade pressupõe a integração de conteúdos numa disciplina.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e IV
  • B. I, II e III
  • C. II,III e IV
  • D. I, IV e V
  • E. III, IV e V
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Sá (2010) nos coloca que a interdisciplinaridade acontece por ascensão, ou seja, há níveis de conhecimento interdisciplinar. Com base na análise da autora, o nível mais alto de interdisciplinaridade denomina-se:
  • A. Multidisciplinaridade
  • B. Transdisciplinaridade
  • C. Intersetorialidade
  • D. Interdisciplinaridade
  • E. Pluridisciplinaridade
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Assinale a alternativa correta. Ortiz (2010) realiza uma análise do desenvolvimento histórico do Serviço Social no Brasil. De acordo com a autora, o grande motivador à profissionalização do Serviço Social no Brasil foi a necessária administração das expressões da questão social. Conforme a autora nos diz, para a administração das expressões da questão social e para sua profissionalização foi necessário também que o Serviço Social:
  • A. Instituísse as primeiras escolas ou centros de formação
  • B. Reafirmasse o poder da Igreja Católica em disciplinar à formação dos profissionais
  • C. Se organizasse por meio de movimentos sociais através dos agentes sociais
  • D. Conseguisse instituir uma legislação específica de proteção da categoria profissional
  • E. Tivesse a constituição de um espaço sócio-ocupacional e institucional
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Ortiz (2010) faz uma profunda análise do processo de consolidação do Serviço Social no Brasil, indicando os fatores que foram influentes nesse processo. Considerando a análise dessa autora, analise as afirmativas abaixo, selecionando aquelas em que contém menções corretas aos fenômenos relacionados a profissionalização do Serviço Social no Brasil.

I. A profissão surge no Brasil como um dispositivo de rompimento da influência burguesa sobre as formas institucionalizadas de ajuda.

II. A profissão surge com a complexificação da dinâmica capitalista e seus desdobramentos.

III. A institucionalização da profissão no Brasil demarca o fim da influência da Igreja Católica junto aos centros de formação.

IV. É influente ao surgimento da profissão o fortalecimento da Ação Católica.

V. O surgimento do Serviço Social como profissão veio acompanhado do processo de redimensionamento do Estado.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I,II e III
  • B. I, II e V
  • C. II, IV e V
  • D. III, IV e V
  • E. II, III e IV
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O surgimento das primeiras escolas de Serviço Social aconteceu no Brasil em meados da década de 30, conforme Aguiar (1995), o surgimento da Escola de São Paulo em 1936 e do Rio de Janeiro em 1937. A escola de São Paulo, conforme Aguiar (1995), teria surgido derivando de uma instituição específica. Assinale a alternativa que apresenta qual seria a instituição que deu origem à Escola de Serviço Social de São Paulo.
  • A. União Católica Nacional de Serviço Social
  • B. União Católica Internacional de Serviço Social
  • C. Congregação das Filhas do Coração de Maria
  • D. Instituto de Educação Familiar e Social
  • E. Centro de Estudos e Ação Social
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Cury (2001) em seu texto: “Elaboração de projetos sociais” nos oferece referências para a elaboração de planos, programas e projetos. Considerando o disposto pela autora, analise as afirmativas abaixo:

I. No plano, os problemas são selecionados, estabelecendo-se áreas de concentração.

II. O plano é a unidade mais específica e delimitada dentro da lógica de ação.

III. O programa traça as grandes estratégias e diretrizes para a intervenção na área social.

IV. O programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano.

V. O projeto é a unidade mais operativa de ação, o instrumental mais próximo da execução. Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III
  • B. II, IV e V
  • C. I, II e V
  • D. I, IV e V
  • E. III, IV e V
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Serviço Social - Geral - Banca não informada - 2017 - UFJF - Assistente Social

Marque a alternativa INCORRETA: Para Pereira (2012), o perfil do profissional formado na modalidade de Educação à Distância (EAD) será marcado, EXCETO:
  • A. Pela realização de estágios precários.
  • B. Pela ausência da transversalidade da pesquisa ao longo da formação.
  • C. Pela ausência de rica vivência junto à comunidade acadêmica.
  • D. Por um corpo docente com perfis e trajetórias teóricas distintas.
  • E. Pela parca vivência na extensão universitária.
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Carvalho (2001) nos indica que a avaliação de projetos sociais possui abordagens de natureza qualitativa, quantitativa ou pluralista. Sendo assim, selecione, dentre as afirmativas abaixo, as que citam, corretamente, quais as características das abordagens qualitativas de avaliação dos projetos sociais.

I. Coleta de dados com ênfase na definição de indicadores de resultado.

II. Coleta de dados com ênfase na observação e registro de dados significativos.

III. Metodologias de avaliação apoiadas na análise de processos sociais.

IV. Metodologias de avaliação assentadas na sociologia.

V. Metodologias de avaliação construídas com base no esquema hipotético-dedutivo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. II, III e V
  • D. I, IV e V
  • E. III, IV e V
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Serviço Social - Geral - Banca não informada - 2017 - UFJF - Assistente Social

De acordo com Lima (2012), o desenvolvimento da educação superior brasileira ocorre sob as bases do padrão dependente de educação expresso na transplantação de conhecimentos e tecnologias dos países centrais. Estas análises indicam que:

I . Inicialmente, a expansão da educação superior caracterizou-se pela marca de um intocável privilégio social, que começava e terminava nas fronteiras das camadas dominantes.

II . No regime burguês-militar, essa expansão se deu pela ampliação de acesso para formação de um letrado com aptidões gerais, e pelo incentivo a um perfil empreendedor de trabalhador docente.

III . No governo Cardoso, a expansão caracterizou-se pelo aumento do número de IES privadas e pela privatização interna das IES públicas, a partir dos cursos pagos e das parcerias universidades-empresas.

IV . A expansão da educação superior no governo Lula pode ser identificada através de dois grandes eixos temáticos: a mercantilização da educação e a hierarquização em larga escala entre unidades e/ou universidades federais.

Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA:

  • A. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • B. As afirmativas I e IV estão corretas.
  • C. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • D. As afirmativas I e III estão corretas.
  • E. As afirmativas III e IV estão corretas.
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De acordo com Carvalho (2001,p.68): “Podemos dizer que avaliar é atribuir valor, medir o grau de eficiência, eficácia e efetividade [...]”, sendo que cada um desses aspectos conforma um tipo de avaliação. Assim, conforme o disposto pela autora, quando realizamos a avaliação de eficácia de um projeto social estamos nos referindo a um tipo específico de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta o que podemos compreender por avaliação da eficácia de um projeto.
  • A. A eficácia de um projeto analisa a sua capacidade de alterar as situações encontradas na realidade
  • B. A eficácia de um projeto corresponde à quantidade de mudanças significativas e duradouras viabilizada à qualidade de vida dos atendidos
  • C. A eficácia de um projeto é mensurada com base na relevância da ação
  • D. A eficácia de um projeto está relacionada ao alcance de seus objetivos
  • E. A eficácia de um projeto está relacionada ao atendimento das reais demandas sociais
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