Questões Concurso MinC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso MinC

Uma ação - governamental ou empresarial - passa por um planejamento prévio. Assim, o planejamento representa a primeira função administrativa por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções. Analise as seguintes afirmações em relação ao planejamento de políticas públicas e assinale a alternativa correta:

#Questão 20059 - Administração, Planejamento, FGV, 2006, MinC, Analista Econômico Financeiro

Em que período se pode afirmar que o Brasil iniciou sistematicamente a adoção e a concepção de um planejamento governamental?

De maneira geral, um planejamento de políticas públicas é composto por três fases: (1) estabelecimento de objetivos a alcançar; (2) tomada de decisões a respeito das ações futuras; e (3) elaboração de planos.
Dentro desse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. Os objetivos são resultados futuros que a organização pretende atingir. Assim, objetivos organizacionais podem se desdobrar em estratégia, políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas.
II. Existem diversos métodos que auxiliam os gestores públicos na sua tomada de decisões. Dentre eles, destacam-se a pesquisa operacional, que utiliza diversos modelos analíticos ou matemáticos para verificar as relações entre os vários fatores e alternativas na forma de modelos matemáticos; e as árvores de decisão, que auxiliam o gestor a visualizar os possíveis resultados das alternativas envolvidas nas decisões públicas.
III. O plano é a última fase do processo de planejamento e é considerado como o resultado do processo de implementação do planejamento. Assim sendo, um plano é um curso de ação sobre um período especificado de tempo.
Assinale:

Numa empresa, no contexto da tecnologia da informação e considerando o nível organizacional, os sistemas de vendas e marketing desempenham funções específicas. Observe a tabela abaixo.

Ocorre correspondência entre os níveis e funções nos números:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os indicadores são essenciais para a avaliação de políticas públicas. De maneira simples, indicadores são unidades de medida que permitem "aferir" resultados, impactos, qualidade etc., dos processos e das intervenções (projetos, programas ou políticas) na realidade. Eles são instrumentos de gestão, essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas, porque permitem acompanhar a busca das metas, identificar avanços, ganhos de qualidade, problemas a serem corrigidos, necessidades de mudança, etc.
II. Indicadores de efetividade têm como objetivo verificar o desempenho dos processos e das atividades. Já os indicadores de eficácia têm como objetivo verificar os efeitos obtidos, isto é, os objetivos gerais do programa.
III. Em uma avaliação de política pública, uma das estratégias utilizadas é desenvolver uma série de indicadores antes da implementação do programa. Essa primeira medição é conhecida como "marco zero". Após os primeiros resultados concretos do programa, os indicadores são comparados para medir a efetividade da política pública. Assinale:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis