Questões de Administração da FGV

“João”,”sexta-feira”e “R$ 50” foram as descrições encontradas em alguns dos campos de um mesmo registro de uma conhecida ferramenta de gestão de qualidade, que é:
  • A. a matriz de Priorização;
  • B. a estratificação;
  • C. o gráfico de Pareto;
  • D. o histograma;
  • E. o 5W2H.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

William Deming, apesar de americano, é considerado no Japão um dos especialistas mais importantes para a reconstrução da indústria no país após a Segunda Guerra Mundial. Ao longo de seus trabalhos, ele compilou a sua experiência no tema em 14 diretrizes que seriam fundamentais para garantir a qualidade de qualquer empresa, que se tornaram conhecidas como os “14 pontos de Deming”.

Com base nos 14 pontos de Deming, no que tange aos relacionamentos, seria adequado que as organizações:

  • A. tivessem uma separação marcada de funções, para que não houvesse um conflito de interesses;
  • B. apresentassem alta verticalidade nas hierarquias, garantindo a ordem na cultura organizacional;
  • C. desenvolvessem uma metodologia top-down, permitindo maior liberdade decisória dos funcionários;
  • D. considerassem a entidade como um organismo isolado do resto da sociedade, evitando influências externas incoerentes com o planejamento;
  • E. reduzissem barreiras entre os departamentos, promovendo uma maior possibilidade de trabalho em equipe entre as áreas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em uma empresa houve o vazamento acidental de um agente químico, potencialmente perigoso. Imediatamente, foram tomadas as medidas para contê-lo, evitando assim sua propagação no ambiente de trabalho. Essas medidas fazem parte da seguinte fase da higiene ocupacional:
  • A. avaliação de riscos.
  • B. antecipação de riscos.
  • C. reconhecimento de riscos.
  • D. monitorização de riscos.
  • E. controle de riscos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Buscando descobrir possíveis causas para a desmotivação de seus funcionários, fato que estava afastando os clientes, Gepeto, dono de uma loja de brinquedos, decide reunir sua equipe e realizar um brainstorming.

Sobre essa técnica utilizada por Gepeto, é correto afirmar que:

  • A. a utilização de um contrato formal no processo visa manter a idoneidade dos julgamentos;
  • B. a figura do líder autocrático é fundamental para dar o veredito sobre a ideia escolhida;
  • C. os participantes são orientados a criticar as outras ideias, inibindo a concepção de opiniões desconexas;
  • D. é imprescindível o uso de um software de processamento de dados para a elaboração dos cenários futuros;
  • E. a geração de ideias deve estar aliada a um ambiente descontraído e sem preconceitos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Philip Crosby, um importante guru da qualidade, possuía o entendimento de que a qualidade deve ser representada pela conformidade às especificações. Tendo esse preceito como base, ele foi responsável por desenvolver o programa conhecido por____________ , o qual enfatizava a ideia de__________.

A opção que completa corretamente a sentença é:

  • A. “zero defeito” e “ fazer certo da primeira vez”;
  • B. “controle estatístico” e “ atender às expectativas do cliente”;
  • C. “controle estatístico” e “ atender às expectativas do cliente”;
  • D. “ FMEA” e “incremento gradual”;
  • E. “GQT” e “externalização da qualidade”.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao ser constatado um alto índice de turnover (rotatividade) dos funcionários de uma empresa, uma firma de consultoria é contratada para auxiliar na redução desse problema, que tem trazido severos custos à empresa. Após estudo minucioso, os consultores identificaram uma disfunção relacionada ao equilíbrio organizacional. Assinale a opção que indica a conclusão a que eles chegaram.
  • A. O payback do final do período não é compatível com o investimento planejado.
  • B. As recompensas da organização não são proporcionais às contribuições dos colaboradores.
  • C. O sistema interno não está interagindo com o sistema externo.
  • D. As forças atuantes no setor estão promovendo uma rivalidade predatória.
  • E. Os conflitos organizacionais estão gerando o burn-out técnico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Nascido no Japão, em 1924, Genichi Taguchi buscou abordar a qualidade sob uma ótica estatística.

Segundo a sua percepção de qualidade, é possível atribuir a Genichi Taguchi a seguinte frase, que sintetiza essa percepção:

  • A. "conforme a característica de qualidade se afasta do valor alvo, aumenta a perda para a sociedade”;
  • B. “embora a qualidade não seja definida, sabe-se que ela existe”;
  • C. “a qualidade é definida pela aceitação do mercado”;
  • D. “ o preço reduzido garante a excelência na execução”;
  • E. “ sem inovações, a demanda se reduz, causando um conflito entre a necessidade do usuário e a capacidade de desenvolvimento de um produto de qualidade”.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Após girar o ciclo PDCA em sua empresa, um gestor chegou a uma fase em que, por meio de indicadores de desempenho, era verificado se os resultados haviam sido alcançados.

Depois de realizada a verificação, de acordo com a ordem do ciclo, a próxima fase é a de:

  • A. execução;
  • B. ação;
  • C. planejamento;
  • D. avaliação;
  • E. checagem.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia o fragmento a seguir.

Liderança pode ser definida como a capacidade de __________ um conjunto de ___________ para alcançar metas e objetivos. Apesar da organização conferir aos seus gestores a __________ formal, isso não lhes garante uma capacidade de liderança eficaz.

A opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima é:

  • A. gerenciar – negócios – capacidade;
  • B. motivar – subordinados – eficiência;
  • C. mobilizar – recursos – hierarquia;
  • D. motivar – gestores – liderança;
  • E. influenciar – pessoas – autoridade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.

Em relação aos líderes transformacionais, é correto afirmar que eles:

  • A. negociam a troca de recompensas por esforço e reconhecem as conquistas;
  • B. administram por exceção: intervêm apenas quando os padrões não são alcançados;
  • C. procuram e observam os desvios das regras e dos padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias;
  • D. inspiram seus liderados a transcender os próprios interesses pelo bem da organização ou do grupo;
  • E. têm uma gestão laissez-faire, oposta à gestão autocrática.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: