Listagem de Questões Concurso MinC
Idalberto Chiavenato, no seu livro Teoria Geral da Administração, aponta uma série de megatendências no campo da administração que terão impactos nas organizações e conseqüentemente na formulação de políticas públicas nos próximos anos. A respeito dessas megatendências, assinale a alternativa correta.
Existe uma tendência de que os países mais avançados abandonem a sociedade da informação e se voltem para a sociedade industrial. Esse fenômeno é decorrente do avanço de países como a China e Índia no mercado internacional.
A revolução política nos países mais avançados está levando a sociedade a migrar da democracia participativa para a democracia representativa. Essa é uma tendência natural das sociedades democráticas e foi acentuada com a queda do regime da antiga União Soviética.
Existe a tendência de que os administradores públicos e privados tenham uma visão mais de curto prazo do que de longo prazo. Essa tendência acontece porque o que norteia o dia-a-dia das operações dentro das organizações é a visão imediata dos problemas e das soluções.
No decorrer da década de 70, os cidadãos norte- -americanos começaram a se desligar das instituições do Estado. No entanto, crises políticas e financeiras mundiais fazem com que haja uma tendência para que a auto-ajuda seja novamente substituída pela ajuda institucional.
Existe uma tendência para que o modelo piramidal da administração com hierarquias seja substituído por uma comunicação lateral intensiva. Assim sendo, as redes informais de comunicação passam a ser consideradas importantes para as organizações, sendo uma das características dessas redes a sua agilidade.
A gestão por competências é mais uma contribuição dos teóricos da administração que visa ao melhor desenvolvimento do pessoal da estrutura superior da organização. Contudo, há uma competência que não está necessariamente relacionada a algum atributo de cargo, mas sim uma competência relevante para a excelência organizacional que é a competência essencial. A competência essencial é:
uma competência específica que só pode ser desenvolvida por quem a direção superior indicar.
a competência adquirida ao longo de um programa para executivos do primeiro escalão organizacional.
como a própria palavra diz, essencial, ou seja, algo que está na essência, na origem das funções organizacionais.
uma capacitação básica que permite que a organização possa competir e crescer.
uma competência centrada no estamento superior e indelegável.
Em relação à "gestão por resultados", assinale a alternativa correta:
Uma das funções do planejamento do Estado Brasileiro por meio da gestão de resultados é fortalecer a orientação para produtos e processos.
No modelo de gestão por resultados, dá-se ênfase à coordenação do planejamento estratégico, à alocação estratégica de recursos e à gestão de um processo contínuo de evolução organizacional em detrimento da transparência para a sociedade e à instrumentação do controle social, já que o objetivo é otimizar a gestão e não ampliar a discussão pública das propostas de governo com a sociedade.
Um dos objetivos da gestão por resultados é fortalecer o orçamento da união como instrumento de integração entre o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
A adoção de programas comuns ao planejamento, ao orçamento e à gestão foi o ponto de partida do processo de transformação da administração burocrática em gestão por resultados.
Um aspecto relevante da gestão por resultados é a ênfase na desapropriação de custos, isto é, desvincular os gastos administrativos da máquina do Estado com os programas para cujos resultados esses gastos contribuem.
Plano de carreira é o processo pelo qual:
a organização seleciona e avalia os empregados para obter um grupo de pessoas qualificadas a atender às demandas futuras.
a organização identifica os passos necessários para atingir as metas da carreira.
a organização identifica e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.
o empregado decide sobre os passos necessários para atingir as metas da carreira.
o empregado decide e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.
Embora guarde certa semelhança com o marketing de produtos, o marketing de serviços apresenta características e diferenças inerentes. O critério de satisfação é diferente, e o cliente participa do processo. Observe a citação: É fato que serviços não podem ser provados, apalpados, ouvidos ou cheirados antes de serem adquiridos. Uma pessoa que contrata um arquiteto não receberá os planos completos antes de formalizar a transação. O resultado disso é que os clientes tentam reduzir a incerteza, procurando "sinais" da qualidade do serviço e tirando conclusões a partir das evidências concretas, dos equipamentos utilizados, das pessoas envolvidas e das comunicações que recebem. O profissional de serviços precisa oferecer uma representação real que comunique o processo e os prováveis resultados do serviço que irá prestar. A citação acima está relacionada à seguinte característica:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}