Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

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A Lei nº 9.394, de 1996, é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual disciplina a educação escolar que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias.

Quanto ao ensino de arte, a LDB determina que:

I. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
II. O ensino da música nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo obrigatório por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.
III. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
IV. Apenas o ensino da música, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127758 - Música, Graus da escala, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 43: Arte

A forma sonata é um tipo de composição instrumental que não possuía, em sua origem, um esquema formal preestabelecido. Entretanto, no período Clássico, seu formato se consolidou, passando a apresentar 3 ou 4 andamentos.
A forma sonata clássica se caracteriza por apresentar seções com exposição,

Leia o fragmento:

A Educação Musical é uma atividade detentora de potencialidades que podem transformar o sujeito no contexto social, sendo a criatividade um dos elementos vitais desse processo. No Brasil, há pesquisas que procuram compreender como as práticas criativas vinculam-se à Educação Musical e destaca-se a importância desses processos no percurso de aprendizagem do estudante no contexto escolar.

Das afirmativas abaixo, indique a única INCORRETA sobre a história da Educação Musical no Brasil.

Renascimento é o termo habitualmente utilizado para referir-se à arte dos séculos XV e XVI, principalmente na Itália. Nesse período, são retomados valores da Antiguidade Clássica, na formação de um crescente antropocentrismo.
Qual dos compositores abaixo é representante do Renascimento na história da música? 

A música e seu ensino foram peças fundamentais na colonização do Brasil através dos padres jesuítas, que acabaram por implementar as primeiras propostas pedagógicas em educação musical, em que as crianças indígenas das missões católicas eram treinadas e aprendiam música europeia.
Sobre a história da música na cultura brasileira, leia as afirmativas abaixo:

I. O ensino de música tinha uma função importante: impor a cultura do colonizador. Para isso, era preciso sobrepor a cultura dos colonizados e inserir a cultura europeia.
II. O ensino de acordeom e harpa atua no campo social desde o Brasil colônia, como diferenciador de status, em uma concepção colonial de irmandade da música erudita europeia à música brasileira, em desenvolvimento.
III. Com a chegada de D. João VI, amante de música, a configuração artística e musical brasileira se desenvolveu bastante, aumentando, consideravelmente, o número de professores de música, em especial, de piano.
IV. Não há dúvida de que o estudo do piano e o domínio da língua francesa surgiram como valores elitizantes indispensáveis às famílias tradicionais e abastadas, ao longo da história do Brasil-colônia.

Estão corretas as afirmativas 

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