Questões de Pedagogia da IF SU

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Listagem de Questões de Pedagogia da IF SU

#Questão 1123504 - Pedagogia, Pesquisa em Educação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 31: Química I

Em seu livro Educar pela Pesquisa, Galiazzi (2003) apresenta a educação pela pesquisa como possibilidade de integração do currículo pela pesquisa.
Neste contexto, a autora visa minimizar um dos problemas da licenciatura que é a

De acordo com Giordan (2015), “a __________ é hoje vista por muitos países como estratégia básica para sustentar o desenvolvimento econômico e social. Dotar as escolas de currículos de Ciências mais adequados às demandas da sociedade contemporânea, preparar os professores para desenvolver atividades de __________ a partir deles e gestar espaços de divulgação para a cultura científica são metas que os países desenvolvidos perseguem há algumas décadas e para as quais têm destinado recursos de monta.”
As palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:

#Questão 1123508 - Pedagogia, Pesquisa em Educação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 31: Química I

De acordo com os estudos de Giordan (2015), um conjunto de fatores surgidos nas últimas décadas tem trazido a divulgação científica para o centro das discussões acadêmicas e midiáticas. Entre os principais fatores, o autor cita:
I. A popularização da Internet, pelo seu potencial de autoria e interação.
II. A Terceira Revolução Industrial, pela invenção do microprocessador.
III. A Inteligência Artificial, pela facilidade de redigir as publicações.
Estão corretas as afirmativas

A educação básica no Brasil é o conjunto de etapas educativas essenciais para garantir o direito à educação e ao desenvolvimento das crianças e jovens do país, preparando-os para a vida cidadã e para o trabalho.
Sobre a Educação Básica, segundo a Base Nacional Comum Curricular (2018), é correto afirmar que

#Questão 1127525 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

A Educação Especial tem, como um de seus públicos, educandos com altas habilidades/superdotação. A identificação e conceituação das altas habilidades/superdotação tem expressado uma evolução frente aos conceitos e características que permeiam esta área, saindo de uma concepção fixa e estática para uma concepção dinâmica que considera os aspectos da personalidade dessas pessoas, bem como os aspectos genéticos e sociais que influenciam na manifestação dos seus traços. O Modelo Triádico de Joseph Renzulli (1986) sobre as altas habilidades/superdotação, denominado “Teoria dos Três Anéis”, representado pela figura abaixo, caracteriza a superdotação como a interação de três comportamentos básicos.

Figura 1: Representação gráfica da definição de superdotação de Renzulli.

Q25.png (236×189)
NEGRINI, Tatiane; FIORIN, Bruna P. Alves; Goularte, Ravele (Org). Altas Habilidades/Superdotação: abordagens teórico-práticas para o atendimento educacional especializado. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2022. Disponível em: <https://www.ufsm.br/editoras/facos/altas-habilidades-superdotação-abordagens-teorico-praticas-parao-atendimento-educacional-especializado>. Acesso em: 18 set. 2024.

Os três comportamentos que, em interação, constituem a superdotação, conforme apontado por Renzulli, são:

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