Questões de Pedagogia da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IF SU

#Questão 1127453 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Critical discourse analysis (CDA) is a research area which focuses on the relationship between language and power in society. Fairclough (2001) points out that discourse shapes and is shaped by social structures, particularly the ways in which language can reflect and reinforce inequalities.
Fairclough (2001) refers to the social practice dimension of Critical Discourse Analysis as 

#Questão 1127454 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Paiva (2014) explores the process of second language acquisition (SLA) by discussing many theoretical perspectives and cognitive mechanisms. She also explains how social factors and the learner's native language affect SLA. The author cites Stephen Krashen's Monitor Hypothesis as an important theory about SLA.
In which of the affirmatives below is expressed the main function of the Monitor in second language acquisition?

#Questão 1127458 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Irandé Antunes (2014) discorre sobre a importância de o professor de língua portuguesa fazer uso de uma gramática contextualizada em suas práticas educacionais.
Em todos os níveis de escolaridade, são prioridades em um ensino que se utilize dessa metodologia:

I. Introduzir e/ou aprofundar as noções metalinguísticas.
II. Ampliar o repertório cultural e linguístico dos alunos.
III. Garantir o acesso de todos os estudantes à leitura e à escrita.
IV. Iniciar e/ou aprofundar as capacidades de investigação científica dos estudantes.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127459 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

As sequências didáticas são ferramentas que permitem ao professor de língua portuguesa organizar suas aulas em torno do objetivo de desenvolver a capacidade comunicativa dos estudantes, a partir da criação de contextos de produção e leitura reais (Marcuschi, 2008).
Sendo assim, é essencial que uma sequência didática de língua portuguesa contenha os seguintes itens: 

#Questão 1127465 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 06 e 24: Português/Inglês

Novas práticas de ensino são necessárias para a efetiva leitura e compreensão de textos em uma perspectiva dos multiletramentos, conforme Roxane Rojo (2012).
Sobre essas práticas, analise as afirmações a seguir:

I. Exigem uma nova ética baseada em letramentos críticos.
II. Exigem uma nova ética que leve em consideração a emergência de novas práticas digitais, como os remix e mashups, relativizando, inclusive, discussões sobre direitos autorais.
III. Fazem emergir novas estéticas, cujos critérios estéticos podem ser definidos pelos alunos, possibilitando trocas de “coleções culturais” entre estudantes e professores.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis