Questões de Pedagogia da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IF SU

#Questão 1127536 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ser uma condição altamente incapacitante, caracterizada por prejuízo clinicamente significativo em diferentes domínios.

Faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando os níveis de dependência do indivíduo com TEA e suas características:

1. Nível I
2. Nível II
3. Nível III

A. Déficits severos nas suas habilidades de comunicação social (verbal e não verbal). A inflexibilidade cognitiva é perceptível aos observadores e intensa a ponto de comprometer as relações.
B. Comprometimento muito grave na comunicação social verbal e não verbal, com intenso prejuízo ou impossibilidade de ocorrência e manutenção de interações sociais interpessoais. A iniciação de um contato social é rara.
C. Déficits na comunicação social com pouca repercussão em suas relações interpessoais, tendo os indivíduos dificuldade para iniciar interações sociais ou mantê-las com boa qualidade.

A associação correta entre números e letras é: 

#Questão 1127537 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

Os eixos de interesse, como princípio das práticas pedagógicas inovadoras e não excludentes para os aprendizes com autismo, possibilitam espaços de aprendizagem comuns a todos os aprendizes, a toda comunidade escolar, como também à comunidade local.
São objetivos das práticas inovadoras e não excludentes:

I. Participação de aprendizes no desenvolvimento dos planejamentos de suas próprias aprendizagens.
II. Autonomia e participação na construção das normas sociais.
III. Valorização dos interesses, tecendo conhecimento em rede.
IV. Atuação dos aprendizes como referência na mediação pedagógica.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127538 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

Orientação e mobilidade fazem parte da nossa rotina e se aplicam a toda e qualquer pessoa que necessita chegar a algum local e que, para isso, dispõe de um conjunto de referências para cumprir sua rota.

Sobre a orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual, analise as afirmativas abaixo, assinalando V, para as verdadeiras, e F, para as Falsas.

( ) Orientação e mobilidade significa mover-se de forma orientada com segurança e independência, porém com conhecimento das técnicas de guia vidente, de autoproteção e de bengala longa.
( ) Na orientação e mobilidade, sempre devem ser usados todos os sentidos remanescentes, pois eles são fundamentais para a aprendizagem.
( ) Na técnica de autoajuda em ambientes internos, a pessoa com deficiência visual utiliza o corpo de outro para se locomover com segurança.
( ) Guia vidente é uma técnica de orientação e mobilidade que pode ser usada em ambientes externos e internos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

#Questão 1127539 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

O trabalho colaborativo entre professores pressupõe diferentes etapas de colaboração, com características específicas de interação entre os docentes, resultando em múltiplas ações profissionais.

Sobre os estágios de colaboração, associe os itens:

I. Estágio Inicial
II. Estágio Colaborativo
III.Estágio de Comprometimento

( ) A comunicação entre os professores passa a ser mais clara, o que possibilita a construção da confiança necessária para o desenvolvimento do trabalho. O professor de Educação Especial começa a compartilhar funções de sala de aula.
( ) Os professores comunicam-se de modo efetivo, por vezes com sinais não verbais. Ambos se movimentam naturalmente no espaço, fornecendo instruções a todos os estudantes e compartilhando as funções da sala de aula. Compartilham as competências curriculares e a necessidade de variedade de avaliação, realizando o coplanejamento.
( ) Os professores normalmente se comunicam superficialmente, e o educador especial tem lugar particular ao fundo da sala ou ao lado do estudante público da Educação Especial. O professor de Educação Especial ainda não tem familiaridade com o conteúdo e as metodologias adotadas na sala de aula.

A ordem correta, de cima para baixo, é: 

#Questão 1127540 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

De acordo com a obra Inclusão escolar nos Institutos Federais Brasileiros: serviços e possibilidades de atuação (Vilaronga et al, 2022), a Educação Especial nos Institutos Federais deve oportunizar práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão escolar, promovendo atividade conjunta entre professores da classe comum e o professor da Educação Especial.

São práticas de promoção da inclusão escolar, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis