Questões de Pedagogia da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IF SU

As primeiras proposições sobre o que é alfabetização científica são datadas da década de 1960, mas ganharam relevância no ensino das ciências no Brasil na década de 1990 como um dos propósitos da educação básica.
Referente a essa temática, é correto afirmar que

Os estudos relacionados à Transposição Didática tiveram início em 1975 e ganharam maior repercussão a partir da década de 1980, com as pesquisas de Yves Chevallard.
A respeito dessas pesquisas, é correto afirmar que

#Questão 1127488 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 2 e 45: Física

Nas décadas de 1980 e de 1990 surgiram, no Brasil, diversas pesquisas abordando metodologias e dinâmicas didático-pedagógicas para o ensino das ciências. Uma dessas dinâmicas é conhecida como “Três Momentos Pedagógicos”.
Sobre essa dinâmica didático-pedagógica, são feitas as seguintes proposições:

I. A dinâmica está dividida em três momentos, que são, na ordem sequencial: a organização do conhecimento, abordando os conteúdos curriculares; a problematização, aplicando estes conteúdos no cotidiano; por fim, a aplicação e a testagem, por meio de provas, do conhecimento adquirido.
II. Os três momentos estão estruturados na seguinte sequência: problematização inicial, apresentando situações reais que os alunos conhecem; organização do conhecimento, com a estruturação do conhecimento sob orientação do professor; por fim, a aplicação do conhecimento, com objetivo de analisar e interpretar as situações iniciais.
III. Uma das características da dinâmica dos três momentos consiste na valorização do protagonismo do estudante e na abordagem problematizante de assuntos, muitas vezes ligados ao cotidiano, em detrimento aos conteúdos a serem memorizados e cobrados em provas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões)

#Questão 1127489 - Pedagogia, Políticas Educacionais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 2 e 45: Física

Leia os textos a seguir e complete as lacunas.

- Os processos mentais superiores têm origem nos processos sociais, e todo desenvolvimento cognitivo do ser humano deve ser entendido levando-se em consideração sua relação com o meio social. Essa visão pode ser entendida como um dos pilares da teoria de desenvolvimento de ___________________.
- Pode-se afirmar que o desenvolvimento mental é caracterizado pelos quatro períodos gerais do desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional formal. Tais concepções fazem parte da teoria de ___________________.
- É possível ensinar qualquer assunto, de maneira honesta, a qualquer criança, em qualquer estágio de seu desenvolvimento, desde que sejam levadas em consideração as diferentes etapas do seu desenvolvimento intelectual. Esse princípio está relacionado às teorias de ____________________.
- Na educação dialógica, os processos de aprendizagem estão relacionados com a apropriação da significação dos conteúdos e com a aproximação entre conhecimentos científicos e seus aspectos históricos, sociais e culturais. Nessa visão, defendida por _________________, o educando assume uma postura crítica frente à concepção de educação baseada no depósito de conteúdos.

As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, com

#Questão 1127520 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

Na perspectiva da inclusão escolar, entende-se que, em diferentes etapas e em virtude dos interesses e das habilidades dos alunos com altas habilidades/superdotação, os objetivos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) devem ser definidos em vista do amplo desenvolvimento de suas capacidades.

Em vista desse desenvolvimento, assinale V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Maximizar a participação do aluno na classe comum do ensino regular, beneficiando-se da interação no contexto escolar.
( ) Potencializar a(s) habilidade(s) demonstrada(s) pelo aluno, por meio do afunilamento e compressão curricular previsto no plano de atendimento individual.
( ) Expandir o acesso do aluno a recursos de tecnologia, materiais pedagógicos e bibliográficos de sua área de interesse.
( ) Promover a participação do aluno em atividades voltadas à prática da pesquisa e ao desenvolvimento de produtos.
( ) Restringir a proposição e o desenvolvimento de projetos de trabalho, com temáticas diversificadas, como artes, esporte, ciências, entre outras, no âmbito da escola.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis