Questões de Pedagogia da IF SU

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Listagem de Questões de Pedagogia da IF SU

#Questão 1127529 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

Em 1943, o psiquiatra austríaco naturalizado americano, chamado Leo Kanner, publicou suas primeiras descobertas acerca do autismo. Kanner descreveu um estudo feito com onze crianças, as quais se diferenciavam por possuírem algumas características atípicas em relação à maioria das crianças. Atualmente, estudos e legislações têm avançado e contribuído para uma melhor compreensão e definição acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é considerada pessoa com TEA aquela portadora de síndrome clínica, podendo ser caracterizada de diferentes formas.

Considerando o Transtorno do Espectro Autista (TEA), indique V, para as sentenças verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) Deficiência alternada e clinicamente significativa da comunicação e da interação social, marcada ora por comunicação verbal e ora por não-verbal.
( ) Ausência de reciprocidade social.
( ) Dificuldade em aderir a rotinas.
( ) Falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.
( ) Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades.
( ) Alta habilidade em atividades de comunicação e oratória.

A sequência correta, de cima para baixo, é: 

#Questão 1127533 - Pedagogia, Legislação da Educação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

De acordo com a política que institui a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial é definida como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades da educação e realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

São características do AEE, segundo a política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

I. Ter como função complementar ou suplementar a formação dos alunos públicoalvo da educação especial.
II. Ser realizado, prioritariamente, nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular.
III. Estar articulado com a proposta pedagógica de um ensino educacional especializado.
IV. Ter o plano do AEE elaborado pelo gestor em articulação com o projeto pedagógico da escola.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127531 - Pedagogia, Legislação da Educação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2016, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

São conceitos estabelecidos pela Lei Brasileira de Inclusão:

I. Pessoa com deficiência: aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais obstruem as possibilidades de exercer de forma plena e com autonomia seus diretos.
II. Pessoa com mobilidade reduzida: aquela que tem por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso.
III. Desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas com deficiência, sem necessidade de adaptação, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
IV. Adaptações razoáveis: adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127534 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento educacional com diferentes etapas previstas na sua elaboração.

Faça a associação correta entre as etapas e ações em cada uma delas:

I. Avaliação para elegibilidade
II. Avaliação do plano de ação do PEI
III.Avaliação para identificação dos repertórios de partida

( ) Plano de transição.
( ) Reuniões para elaboração do PEI.
( ) Autorização dos responsáveis para elaboração do PEI.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

#Questão 1127535 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

Historicamente, a escolarização das pessoas com deficiência foi compreendida por diferentes perspectivas teóricas.

Sobre os modelos de inclusão escolar, associe os itens:

I. Duas vias distintas
II. Via única
III. Duas vias interligadas

( ) Políticas e práticas são orientadas para a escolarização de quase todos os alunos no sistema regular de ensino.
( ) Serviços regulares e especiais podem ser coordenados ou complementares.
( ) Sistemas de educação (regular e especial) separados ou paralelos com regras próprias. Alunos com deficiência são escolarizados em classes e escolas especiais.

A ordem correta, de cima para baixo, é: 

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