Questões de Pedagogia da IF SU

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Listagem de Questões de Pedagogia da IF SU

#Questão 1127527 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem se constituído um importante referencial para o planejamento pedagógico de professores que objetivam desenvolver suas aulas na perspectiva inclusiva. Atender a um ensino que visa garantir de forma universal o acesso à informação e ao conhecimento requer por parte do professor planejar formas diferenciadas e variadas de ensinar o currículo considerando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes.

A perspectiva de ensino embasada no Desenho Universal para a Aprendizagem está fundamentada em três princípios. São eles:

I. Da representação.
II. Da ação e execução.
III. Da compreensão.
IV. Da ação e expressão.
V. Do engajamento.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127524 - Pedagogia, Legislação da Educação, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

A Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.

Enquanto dispositivo legal, a Lei nº 14.191 assegura que:

I. Haverá, quando necessário, serviços de apoio educacional especializado, como o atendimento educacional especializado bilíngue, para atender às especificidades linguísticas dos estudantes surdos.
II. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.
III. Os sistemas de ensino assegurarão materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, em nível superior.
IV. Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
V. Na educação superior, sem prejuízo de outras ações, o atendimento aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas efetivar-se-á mediante a oferta de ensino bilíngue e de assistência estudantil, assim como o estímulo à pesquisa e desenvolvimento de programas especiais.

Estão corretas as afirmativas

#Questão 1127530 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

Constituir espaços inclusivos requer que os sistemas sociais sejam adequados, de modo que as barreiras e os demais fatores excludentes sejam eliminados. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) define as barreiras como sendo qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.

Segundo a LBI, as barreiras são classificadas em:

#Questão 1127528 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

A Tecnologia Assistiva voltada para a área da educação e do trabalho tem como proposição a superação das barreiras encontradas pelas pessoas na realização das atividades de ensino e de aprendizagem, pesquisa e extensão, assim como na área do trabalho. Estudos desenvolvidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) descrevem vários desafios da Tecnologia Assistiva para garantir a superação dessas barreiras e possibilitar a plena participação das pessoas com deficiência na educação e no mundo do trabalho.

Considerando os desafios da tecnologia assistiva voltados à área da educação e do trabalho, faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando o tipo de desafio da tecnologia assistiva à sua descrição.

1. Usabilidade da tecnologia assistiva na educação e no trabalho.
2. Acesso da tecnologia assistiva na educação e no trabalho.
3. Concessão da tecnologia assistiva na educação e no trabalho.
4. Conhecimento da tecnologia assistiva na educação e no trabalho.

A. Faltam materiais didáticos acessíveis, bem como recursos que possibilitem e/ou facilitem a comunicação de pessoas com deficiência nos espaços de educação e trabalho.
B. Existem poucos centros de referência para desenvolvimento de materiais e orientação de profissionais e usuários sobre a tecnologia assistiva.
C. Os produtos da tecnologia assistiva têm o importante papel de auxiliar as pessoas com deficiência na aprendizagem nas mais diversas áreas, no entanto ainda são pouco explorados no Brasil.
D. Um número significativo de escolas não está equipado com produtos assistivos que proporcionem apoio para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A associação correta entre números e letras é:

#Questão 1127532 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 15, 19, 22, 32, 39, 44: Atendimento Educacional Especializado

As salas de recursos multifuncionais são espaços da escola onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado para alunos público-alvo da Educação Especial. Conforme descrito na Resolução nº 04 de 02 de outubro de 2009, a qual institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, para atuar neste atendimento, o professor deve ter formação inicial que o habilite para a docência e formação específica para a Educação Especial.

De acordo com a Resolução nº 04/2009, o professor do Atendimento Educacional Especializado tem como atribuições, EXCETO:

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