Questões de Pedagogia da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IF SU

A lei nº 11.769/2008 dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na escola. Essa legislação traz consigo uma série de desafios para a sua implementação na educação básica.
Qual descrição abaixo representa um dos principais desafios da obrigatoriedade da música na educação básica?

A Lei nº 9.394, de 1996, é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual disciplina a educação escolar que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias.

Quanto ao ensino de arte, a LDB determina que:

I. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
II. O ensino da música nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo obrigatório por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.
III. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
IV. Apenas o ensino da música, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

Estão corretas apenas as afirmativas

#Questão 1127836 - Pedagogia, Educação e Filosofia, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 38: Química II

Segundo Bombassaro (1992), para compreendermos melhor as dimensões racionais e históricas do conhecimento, convém fazer algumas distinções fundamentais. Neste caso, os verbos __________ e __________ , considerados pelo autor são conceitos epistêmicos centrais para a investigação filosófica.
As palavras que preenchem corretamente a sentença, completando-a, são:

O autor Domingues na sua obra chamada “Multi, Inter e Transdisciplinaridade – onde estamos e para onde vamos?” (2012), faz considerações importantes sobre as formas de organização e difusão do conhecimento, como as que se encontram nas afirmativas abaixo.

I. O autor acredita em especialização e em especialistas, pois ao emprestarmos demasiado respeito ao especialista, nós estamos contribuindo com a comunidade de aprendizagem, com a tradição racionalista e com a ciência.
II. A pesquisa, por ser mais plástica e mais aberta a experimentações, inclusive a experimentos que fracassam e não levam a lugar algum, em princípio seria mais favorável e poderia abrir novos caminhos para o conhecimento.
III. O ensino é por demais conservador, ultradisciplinar, os departamentos funcionam como verdadeiros cartórios e há os problemas dos concursos e dos diplomas. Então, o terreno do ensino é pouco ou nada favorável a experiências extradisciplinares e à livre cooperação dos campos do conhecimento.
IV. A condição para se introduzir a transdisciplinaridade ou a interdisciplinaridade é simplesmente trocar o foco nas matérias e nas disciplinas, com suas fronteiras e demarcações, pelos temas e problemas, quaisquer que sejam eles, especialmente aqueles gerados fora do campo disciplinar, nas interseções das disciplinas e nas interfaces das diferentes áreas do conhecimento.

Estão de acordo com as ideias dos autores, as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis