Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

O autor Domingues na sua obra chamada “Multi, Inter e Transdisciplinaridade – onde estamos e para onde vamos?” (2012), faz considerações importantes sobre as formas de organização e difusão do conhecimento, como as que se encontram nas afirmativas abaixo.

I. O autor acredita em especialização e em especialistas, pois ao emprestarmos demasiado respeito ao especialista, nós estamos contribuindo com a comunidade de aprendizagem, com a tradição racionalista e com a ciência.
II. A pesquisa, por ser mais plástica e mais aberta a experimentações, inclusive a experimentos que fracassam e não levam a lugar algum, em princípio seria mais favorável e poderia abrir novos caminhos para o conhecimento.
III. O ensino é por demais conservador, ultradisciplinar, os departamentos funcionam como verdadeiros cartórios e há os problemas dos concursos e dos diplomas. Então, o terreno do ensino é pouco ou nada favorável a experiências extradisciplinares e à livre cooperação dos campos do conhecimento.
IV. A condição para se introduzir a transdisciplinaridade ou a interdisciplinaridade é simplesmente trocar o foco nas matérias e nas disciplinas, com suas fronteiras e demarcações, pelos temas e problemas, quaisquer que sejam eles, especialmente aqueles gerados fora do campo disciplinar, nas interseções das disciplinas e nas interfaces das diferentes áreas do conhecimento.

Estão de acordo com as ideias dos autores, as afirmativas

No intuito de proteger os motoristas de lesões graves durante acidentes de trânsito, muitos veículos possuem um dispositivo denominado “airbag”. Quando acionado, uma mistura de azida de sódio e nitrato de potássio faz inflar uma bolsa plástica, que rompe a estrutura do painel do veículo, amortecendo o impacto dos ocupantes. As principais reações que ocorrem neste processo estão representadas a seguir:

2NaN3(s) → 2 Na(s)+ 3N2(g) 10 Na(s) + 2 KNO3(s) → K2O(s) + 5 Na2O(s) + N2(g)


Dados:
Na (23 g.mol-1 ), N (14 g.mol-1 ), K (39 g.mol-1 ) e O (16 g.mol-1 ) Volume molar nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP)=22,4L

Quando 100g de azida de sódio e 0,8 mol de nitrato de potássio são misturados, o volume de gás produzido na CNTP, em litros, para inflar o “airbag” será 

#Questão 1127836 - Pedagogia, Educação e Filosofia, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 38: Química II

Segundo Bombassaro (1992), para compreendermos melhor as dimensões racionais e históricas do conhecimento, convém fazer algumas distinções fundamentais. Neste caso, os verbos __________ e __________ , considerados pelo autor são conceitos epistêmicos centrais para a investigação filosófica.
As palavras que preenchem corretamente a sentença, completando-a, são:

Os estudos que fundamentam as reações de neutralização envolvem as teorias ácido-base, usadas como princípios para a formulação de fármacos, fabricação de alimentos e produções industriais mais sustentáveis. Dentre as principais, destacam-se as teorias propostas por Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis.
Utilizando-se do comportamento ácido-base, analise as afirmativas abaixo, indicando, nos parênteses, se são verdadeiras ou falsas.

( ) Na reação H2SO4 + HF ⇄ HSO4 - + H2F + o ácido fluorídrico é uma base de Brönsted-Lowry.
( ) Na reação BF3 + F- ⇄ BF4 - a espécie química BF3 é uma base de Lewis.
( ) Na reação CO3 2- + H2O ⇄ OH- + HCO3 - o íon OH- é uma base de Arrhenius.

A sequência correta, de cima para baixo, é 

Considerando o conhecimento sobre os elementos químicos, analise as afirmativas e indique se são verdadeiras ou falsas:

( ) Os íons 23Na+ e 24Mg2+ são classificados como isoeletrônicos e isótonos;
( ) O F- no estado fundamental possui 9 prótons e 9 elétrons. No entanto, como sua carga é - 1, significa que ele perdeu 1 elétron, ficando com 8 no total;
( ) O Al3+ no estado fundamental possui 13 prótons e 13 elétrons. No entanto, como sua carga é 3+, significa que ele perdeu 3 elétrons, ficando com 10 no total;
( ) Os isótopos do hidrogênio recebem os nomes de prótio (1H1 ), deutério (1H2 ) e trítio (1H3 ). Nesses átomos os números de nêutrons são, respectivamente, iguais a: 0, 1 e 2;
( ) Isótopos são variações de um elemento químico que possuem o mesmo número de prótons, mas diferem no número de nêutrons, resultando em massas atômicas distintas para cada isótopo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis