Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

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Listagem de Questões Concurso IF Sul Rio-Grandense

#Questão 1127767 - Música, Tonalidade, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 43: Arte

Dentro das perspectivas contemporâneas de educação musical, temos a utilização do repertório cotidiano dos estudantes nas atividades de sala de aula. Para isso, um professor de música se depara com determinada música que está muito aguda para seu grupo de estudantes cantores. Para resolver isso, a música em questão, que está na tonalidade de Lá Maior, deve ser transposta em três tons abaixo.
Em qual tonalidade a música passará a ser executada neste caso? 

#Questão 1127821 - Química, Química Orgânica, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 38: Química II

Diastereoisômeros são isômeros espaciais que não são imagem especular um do outro. Como exemplo, cita-se o Z-pent-2-eno e o E-pent-2-eno.
Pode-se afirmar corretamente que os isômeros espaciais citados

#Questão 1127822 - Química, Técnicas de Laboratório, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 38: Química II

O espectrofotômetro é um instrumento comumente usado em laboratórios de química para quantificar a concentração de determinadas substâncias que possuem a capacidade de absorver ou transmitir a luz que é incidida sobre seus átomos ou moléculas. Utilizando-se da lei de Beer, que fornece uma relação linear entre a absorbância e a concentração de um analito, analise as afirmativas abaixo sobre as condições que levam as limitações desta lei, indicando, nos parênteses, se é verdadeira ou falsa.
( ) Utilização de soluções concentradas do analito. ( ) Composição de amostras com mais de uma substância absorvente de luz. ( ) Utilização de luz monocromática na medição da absorbância de amostras.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

O ácido acético é largamente usado no ramo industrial para a fabricação de inúmeros produtos de nosso dia a dia como inseticidas, medicamentos e plásticos. Numa determinada empresa, o setor de fabricação diluiu, com água destilada, 1900 litros de uma solução de ácido acético (pOH = 11,0) até o volume de 2 mil litros. Para testar o potencial hidrogeniônico (pH) da solução final, que apresentou um grau de ionização igual a 4,9%, um laboratorista utilizou o indicador Alaranjado de Metila, que possui uma zona de transição entre os valores de pH de 3,10 (cor vermelha) a 4,40 (cor amarela).
Dado: log10 4,7 = 0,672.

Ao misturar o indicador com a solução diluída de ácido acético, o setor de fabricação percebeu que a solução ficou

Os modelos atômicos são teorias que tentam explicar a matéria e seus fenômenos. Eles foram evoluindo com o tempo, de acordo com os avanços da ciência. Analise as afirmativas a seguir:

I. John Dalton propôs em sua teoria que átomos de elementos diferentes apresentam massas diferentes.
II. O modelo atômico inicialmente proposto por Rutherford apresentava o átomo contendo a eletrosfera situada ao redor do núcleo, composto por prótons e nêutrons.
III. O modelo atômico de Thomson apresenta o átomo contendo partículas negativas incrustadas em uma esfera positiva.
VI. No modelo atômico proposto por John Dalton, o átomo, apesar de ser uma esfera maciça, poderia ser divido em partes menores.
V. De acordo com a teoria atômica de Rutherford, pode-se afirmar que a maior parcela do raio de um átomo é composta por espaços vazios.

Das afirmações acima, estão corretas 

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