Questões de Música

Música - - Instituto Quadrix - 2020 - CRN - 2° Região (RS) - Assistente Administrativo

Na música, figuras representam a duração relativa dos  sons  e  das  pausas.  Uma  semibreve  corresponde  a  duas  mínimas,  quatro  semínimas,  oito  colcheias,  dezesseis  semicolcheias,  32  fusas  e  64  semifusas.  Um  ponto  de  aumento,  colocado  à  direita de uma figura, que não uma semifusa, aumenta metade de sua  duração. 

A partir das informações apresentadas no texto acima, julgue o item.


A terça parte da duração de uma figura pontuada pode sempre ser expressa por uma figura simples.

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Na música, figuras representam a duração relativa dos  sons  e  das  pausas.  Uma  semibreve  corresponde  a  duas  mínimas,  quatro  semínimas,  oito  colcheias,  dezesseis  semicolcheias,  32  fusas  e  64  semifusas.  Um  ponto  de  aumento,  colocado  à  direita de uma figura, que não uma semifusa, aumenta metade de sua  duração. 

A partir das informações apresentadas no texto acima, julgue o item.


A metade da duração de uma figura pontuada sempre pode ser expressa por outra figura pontuada.

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Na música, figuras representam a duração relativa dos  sons  e  das  pausas.  Uma  semibreve  corresponde  a  duas  mínimas,  quatro  semínimas,  oito  colcheias,  dezesseis  semicolcheias,  32  fusas  e  64  semifusas.  Um  ponto  de  aumento,  colocado  à  direita de uma figura, que não uma semifusa, aumenta metade de sua  duração. 

A partir das informações apresentadas no texto acima, julgue o item.


Uma colcheia pontuada corresponde a seis fusas ou quatro fusas pontuadas.

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Na música, figuras representam a duração relativa dos  sons  e  das  pausas.  Uma  semibreve  corresponde  a  duas  mínimas,  quatro  semínimas,  oito  colcheias,  dezesseis  semicolcheias,  32  fusas  e  64  semifusas.  Um  ponto  de  aumento,  colocado  à  direita de uma figura, que não uma semifusa, aumenta metade de sua  duração. 

A partir das informações apresentadas no texto acima, julgue o item.


Uma pausa de cinco semicolcheias é maior que uma pausa de uma semínima e seis semifusas.

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Na música, figuras representam a duração relativa dos  sons  e  das  pausas.  Uma  semibreve  corresponde  a  duas  mínimas,  quatro  semínimas,  oito  colcheias,  dezesseis  semicolcheias,  32  fusas  e  64  semifusas.  Um  ponto  de  aumento,  colocado  à  direita de uma figura, que não uma semifusa, aumenta metade de sua  duração. 

A partir das informações apresentadas no texto acima, julgue o item.


Uma mínima corresponde a quatro semicolcheias e oito semifusas.

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Na música, figuras representam a duração relativa dos  sons  e  das  pausas.  Uma  semibreve  corresponde  a  duas  mínimas,  quatro  semínimas,  oito  colcheias,  dezesseis  semicolcheias,  32  fusas  e  64  semifusas.  Um  ponto  de  aumento,  colocado  à  direita de uma figura, que não uma semifusa, aumenta metade de sua  duração. 

A partir das informações apresentadas no texto acima, julgue o item.


Uma semínima corresponde a oito fusas.

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No Dicionário critico de política cultural organizado por Teixeira Coelho, esforço único feito no Brasil de elaboração de um amplo quadro conceitual na área, a política cultural pode ser entendida como: “[...] um programa de intervenções realizadas pelo Estado, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as necessidades culturais da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas. Sob este entendimento imediato, a política cultural apresenta-se assim como um conjunto de iniciativas, tomadas por esses agentes, visando promover a produção, distribuição e o uso da cultura, a preservação e a divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável”. COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Ed. Iluminuras, 1997, p.203.

O sociólogo Alexandre Barbalho, no entanto, critica a forma proposta,

I. porque estaria muito próxima do conceito de gestão cultural. Para o autor, a política cultural é o pensamento da estratégia, e a gestão é o cuidado na sua execução.

II. porque se refere ao conjunto de técnicas, de instrumentos — oriundo dos saberes administrativos, gerenciais — aplicado ao setor da cultura.

III. porque qualquer política cultural necessariamente implica lutas institucionais e relações de poder na produção e circulação de bens simbólicos.

Estão corretas as complementações contidas em

  • A. I e II apenas.
  • B. II e III apenas.
  • C. I e III apenas.
  • D. I, II e III.
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Leia atentamente o seguinte excerto: “O tema da mediação cultural readquiriu, nas três últimas décadas, muita relevância nos discursos políticos e programáticos que apelam à formação e atração de públicos para as artes e a cultura. Esse apelo, muito associado ainda aos princípios da ‘democratização cultural’, traduz igualmente as preocupações de sustentabilidade sentidas por agentes e instituições culturais, em um contexto em que o poder público tende a desvincular-se do financiamento à cultura”. Théberge, Paul (2004). The Network Studio: Historical and technological paths to a new ideal in music making. Social Studies of Science, 34/5, 759-781.

Considerando os mecanismos de mediação cultural, na generalidade dos programas de divulgação e formação de públicos para a cultura, propostos pelas organizações culturais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) O recital didático, desde que contenha um repertório diversificado e ações pedagógico-musicais complementares, é um mecanismo eficaz para ampliar o acesso à diversidade musical e, por consequência, promover a escuta musical ativa.

( ) No concerto didático, a apreciação musical está associada a atividades de manipulação de materiais sonoros, expressão e forma, aliadas à literatura e a transformação de valores atribuídos à música.

( ) A atividade musical básica na formação de plateia é a apreciação musical orientada, onde a interação entre público e músicos pode acontecer de diversas formas, tornando a plateia mais consciente e capaz de compreender os diversos estilos musicais.

( ) Em workshops, o papel da tecnologia tem-se mostrado um elemento-chave no processo de intermediação cultural, que possibilita a determinados segmentos da população o acesso a momentos de criação, produção e fruição musical.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, V, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, V, F.
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Atente para o seguinte enunciado: “Olhar para o território é descobrir que não se está sozinho. A territorialização da gestão propõe aos equipamentos a adoção de uma atitude mais permeável aos fatores externos em que o sentido de pertencimento ou de identidade territorial se torna o próprio eixo de ação coletiva. O resultado da estratégia é a construção de fortes vínculos entre o equipamento e seus frequentadores, bem como seu engajamento na transformação social do território”.

Considerando os aspectos positivos e negativos da territorialização da gestão e dos processos sociais participativos, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A gestão compartilhada garante naturalmente o equilíbrio entre autonomia e permeabilidade na ação do equipamento, ampliando os horizontes simbólicos e estéticos do público.

( ) Longe de uma perspectiva multidimensional do desenvolvimento, corre o risco de ensejar uma postura utilitarista e populista levando a uma indesejável descaracterização do equipamento.

( ) O vínculo entre equipamento cultural e o conceito de economia criativa tem-se mostrado, por vezes, problemático, por associar-se a fenômenos como o da gentrificação e o do turismo predatório.

( ) A adoção da estratégia de gestão participativa pressupõe um equilíbrio entre as dimensões social, econômica e cultural, em prol de uma concepção multidimensional do desenvolvimento territorial.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, V, V, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, F, F.
  • D. V, F, V, F.
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Por ideologias estatais entendemos as diferentes maneiras pelas quais os objetivos políticos subordinam as políticas culturais. Quando examinamos as políticas de identidade e patrimônio ou de regulação e intervenção econômica, essas diferenças não existem ou não são muito marcadas. Quando tratamos de políticas de difusão e produção cultural predominam as ideologias do liberalismo e as diferentes modalidade da socialdemocracia. No Ceará, a criação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho – ORCEC –, em 1996, representou um importante avanço na implantação de políticas públicas na área de música de concerto no estado.

Considerando as ideologias dominantes acima referidas, analise as seguintes afirmações:

I. As políticas vinculadas à perspectiva liberal baseiam-se majoritariamente na concessão de isenção tributária, por meio da qual doadores privados não apenas deduzem os seus impostos como definem o destino do financiamento, exercendo um poder discricionário sobre o que será subsidiado: Exemplo: Lei Jereissati.

II. As políticas culturais vinculadas à ideologia política socialdemocrata seguem a perspectiva da garantia de direitos por meio da criação de programas e ações estatais, apresentando-se classicamente por meio da ação direta do Estado nas decisões acerca do direcionamento das políticas a serem tomadas por burocratas e gestores vinculados aos órgãos públicos. Exemplo: Secretaria da Cultura.

III. As decisões concernentes ao destino do financiamento nesse tipo de ideologia política socialdemocrata cabem a um conselho ou comissão de especialistas, em um modelo de gestão conhecido como administração à distância (arm’s length), havendo variações quanto ao grau de intervenção do Estado na indicação dos mesmos. Exemplo: Editais públicos.

Em relação à política cultural e ideologia dominante quando da criação da ORCEC, é correto somente o que se afirma em

  • A. II e III.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I.
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