Questões de Oceanografia

Durante a inspeção bucal de uma criança de sete anos de idade e hígida, a cirurgiã-dentista constatou a ausência dos dentes 11 e 21. Na área relacionada aos dentes, havia a presença de discreto tecido edemaciado.

Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens que se seguem.

A indicação terapêutica nesse caso dependerá do tipo de alteração diagnosticada, sendo necessário apenas o acompanhamento clínico/radiográfico indicado para os casos de fibroses simples.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Um conhecimento importante para a atividade profissional do Educador Social é compreender o significado das categorias criança e de adolescente. Em relação a esse conhecimento,
  • A. a criança e o adolescente constroem, no processo de construção indentitária, sua auto- imagem, seus valores, seus sentimentos e suas opiniões, diferenciando-se dos outros em decorrência disso.
  • B. as mudanças físicas/biológicas que vão ocorrendo no decorrer do desenvolvimento integral, durante o processo de construção indentitária, são as responsáveis pela autoimagem construída pela criança ou pelo adolescente.
  • C. a adolescência é compreendida como uma passagem da dependência infantil para a desconexão emocional dos pais.
  • D. a infância é compreendida como uma etapa da vida condicionadora biologicamente da vida social.
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As atividades variadas (culturais, expressão e arte, ritmo, dança, esporte e lazer, dentre outras) são objeto do trabalho do Educador Social. No caso das crianças e dos adolescentes, essas atividades
  • A. têm como um de seus objetivos principais a socialização e o desenvolvimento relacional, físico e psicológico das pessoas.
  • B. não são meio, e sim atividades fim da educação não formal.
  • C. não favorecem a formação de valores, e sim o desenvolvimento cognitivo.
  • D. têm como objetivo principal a apropriação de conhecimentos que são a base para o desenvolvimento intelectual das pessoas.
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Os jogos educacionais são estratégias para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em espaços formais e não formais. Numa discussão sobre as possibilidades e as limitações desse tipo de atividade, um Educador Social faz algumas afirmações, presentes nos itens a seguir.

I Os jogos educacionais despertam o interesse e permitem atividades que devem ser realizadas em grupo, fazendo com que o estudante libere as emoções, aprenda conceitos, dentre outros aspectos.

 II Os jogos podem explorar diversos aspectos, como a ludicidade nos jogos de exercício, os simbólicos e os de construção.

III As interferências constantes dos professores durante os jogos educacionais sempre estimula os estudantes para uma maior independência.

IV Os jogos educacionais podem favorecer os processos de socialização dos estudantes.

Das afirmações feitas pelo Educador Social, estão corretas

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I e III.
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A aprendizagem colaborativa, muito utilizada como estratégia nos contextos escolares e não escolares, está intrinsicamente baseada em uma dada concepção sobre o que é ensino, aprendizagem, natureza do conhecimento e, consequentemente, estratégias didáticas para organizar o ensino. Fundamentado na aprendizagem colaborativa, um Educador Social pretende organizar um grupo nesse tipo de aprendizagem. Nesse sentido, esse educador deve considerar que
  • A. a sensação de pertencer a um grupo pequeno e acolhedor privilegia a competitividade dos estudantes e seu interesse individual na solução dos problemas.
  • B. a participação dos estudantes em pequenos grupos ajuda no desenvolvimento de habilidades de pensamento e aumenta as habilidades individuais para o uso do conhecimento.
  • C. é essencial evitar qualquer tipo de conflito entre os estudantes para o funcionamento do grupo.
  • D. é essencial estabelecer uma hierarquia marcada entre os estudantes para o bom funcionamento do grupo
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As interações diversas que se estabelecem entre os sujeitos, em diferentes contextos, são essenciais para a aprendizagem e a socialização. Considere as ideias contidas no quadro a seguir sobre essas interações.

O ser toma consciência de si, reflete sobre si mesmo na relação com o mundo, por meio das relações sociais e não de forma isolada. A comunicação e o diálogo são fundamentais no processo de aprendizagem e de transformação social.

Essas ideias estão presentes na obra de

  • A. Paulo Freire.
  • B. D. Ausubel.
  • C. J.Piaget.
  • D. J. Bruner.
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A comunicação é uma das principais atividades do processo educativo quando vivenciada com crianças e adolescentes “de rua”. Há diversas formas de comunicação concretizadas por diferentes linguagens. A esse respeito, considere as informações explicitadas nos itens a seguir.

I As formas como crianças e adolescentes se vestem (roupas, joias, pinturas, etc) não podem ser consideradas como comunicação não verbal.

 II Na comunicação oral, é importante o Educador Social considerar que, para a sua eficácia, é necessário pensar previamente o que dizer e como dizer.

III A linguagem utilizada pelo adolescente, durante o processo de comunicação, constitui, no geral, um indicador que permite avaliar o nível de implicação pessoal e social face à tarefa que realiza.

IV Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal não podem ser consideradas estratégias de resistência das crianças e dos adolescentes para sobreviver nas ruas.

Das afirmações, estão corretas

  • A. I e IV.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. II e III.
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A comunicação de natureza pedagógica é fundamental na atividade profissional do Educador Social. Considere as afirmações a seguir relativas a esse tipo de comunicação.

I As condições materiais são determinantes e constituem a barreira principal para a adequada comunicação nos processos educacionais.

II A função mais importante da comunicação pedagógica é a informativa baseada na transmissão e recepção das mensagens.

 III A comunicação é um fazer comum a dois ou mais indivíduos, um conteúdo semântico qualquer veiculado por meio de diversos recursos técnicos (linguagem oral, imagens gráficas e visuais, dentre outros).

IV A comunicação, no contexto da atividade humana, permite o desenvolvimento individual do sujeito mediante a apropriação da experiência sócio-histórica na qual está inserido.

Das afirmações, estão corretas

  • A. I e III.
  • B. III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I e II.
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Uma concepção de pedagogia muito compartilhada atualmente no Brasil é a Pedagogia Social Crítica, que parte de teorias fundamentadas em práticas voltadas para grupos de pessoas vulneráveis e excluídas, em situação de risco e de exclusão. Essa pedagogia
  • A. procura a conexão entre educação e estrutura social na perspectiva de transformação da realidade social e de conscientização das pessoas sobre seu papel no mundo.
  • B. foca sua atenção nos processos de socialização/adaptação do indivíduo, ao infundir nele normas de condutas e valores socialmente estabelecidos.
  • C. enfatiza o controle e a determinação social como fundamento das ações pedagógicas.
  • D. enfatiza o processo cognitivo como fundamento epistemológico das ações pedagógicas.
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Um grupo de educadores sociais deve realizar uma pesquisa para caracterizar o contexto ou “território” de moradores em situação de rua de um município, o qual se faz necessário para elaboração e implementação de ações estratégias das políticas educacionais do município. Durante uma reunião para planejar a pesquisa, um dos educadores apresenta quatro ideias, explicitadas a seguir, que devem ser levadas em conta para realizar essa caracterização.

II Priorizar o questionário de perguntas abertas, considerando a quantidade de pessoas, para evitar a subjetividade nas respostas.

II Realizar entrevistas e observações.

III Analisar os dados sob uma única perspectiva teórica com a finalidade de garantir a sua validez.

 IV Estruturar a problemática da pesquisa considerando o conjunto de saberes (factuais, conceituais, teóricos) e dos valores que influenciam o modo de abordar o problema de pesquisa.

Considerando o objetivo e a natureza da pesquisa a ser realizada, o grupo de educadores deve concordar com

  • A. II e III.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
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