Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

#Questão 274630 - Medicina, Endoscopia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Especialista em Endoscopia Digestiva

Mulher de 72 anos está em acompanhamento devido à hepatite B crônica. Na consulta, trouxe o perfil sorológico de seu esposo (João) e de suas duas filhas (Maria e Ana). Esses exames, cujos os resultados estão na tabela a seguir, foram repetidos e confirmados com intervalo de 6 meses entre as coletas.

Com relação a esses perfis sorológicos, assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 274633 - Medicina, Endoscopia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Especialista em Endoscopia Digestiva

Paciente de 55 anos, portador de síndrome da imunodeficiência adquirida, há 2 meses apresenta disfagia para sólidos e emagrecimento não quantificado. O exame de endoscopia digestiva alta detectou, em esôfago proximal, placas esbranquiçadas, bem delimitadas e aderidas à parede do órgão, e, em esôfago médio, três úlceras rasas, com cerca de 5 mm, fundo limpo e bordos delimitados. Foram realizadas biópsias dos achados endoscópicos. Diante desse caso clínico, avalie as assertivas abaixo:

 I. A candidíase esofageana é doença definidora da síndrome da imunodeficiência adquirida.

II. As biópsias de uma úlcera esofágica decorrente da infecção pelo Citomegalovírus devem ser direcionadas preferencialmente para o centro da lesão.

III. As úlceras esofágicas decorrentes da infecção pelo Herpes simplex podem evoluir para estenoses.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 274635 - Medicina, Endoscopia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Especialista em Endoscopia Digestiva

Homem de 68 anos apresenta há 3 anos pirose e regurgitação alimentar ácida, sempre que come pastéis, macarronada e pão branco. Os sintomas pioraram há 8 meses e se associaram à disfagia para sólidos. O paciente nega emagrecimento, hematêmese ou melena. Diante desse caso clínico, avalie as assertivas abaixo.

I. Esse paciente possui sintomas típicos de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

II. Disfagia, anemia e emagrecimento caracterizam sintomas de alarme de DRGE.

III. Pacientes com mais de 40 anos, portadores da forma erosiva da DRGE e com sintomas atípicos, devem ser tratados com dose plena de inibidor da bomba de prótons (exemplo pantoprazol 20 mg ao dia), durante 4 semanas.

Está(ão) CORRETA(S):

Mulher de 62 anos, hipertensa e previamente colecistectomizada, procura atendimento em prontosocorro devido à febre de 38,2ºC, dor tipo cólica, em hipocôndrio direito, e icterícia de escleras, iniciados há 2 dias. Realizou-se ultrassom de abdome total, o qual detectou a presença de cálculo impactado em ducto colédoco suprapancreático com dilatação da via biliar extra-hepática. Seu hemograma apresentou leucocitose e havia elevação dos níveis de bilirrubina total (às custas de bilirrubina direta). Os níveis de amilase e lipase mostraram-se normais.

Com relação a esse caso clínico, qual a conduta CORRETA a ser realizada?

#Questão 275406 - Medicina, Endocrinologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Endocrinologista

A respeito da obesidade, considere as seguintes assertivas:

I. A obesidade em humanos é predominantemente uma doença poligênica com mais de 250 genes identificados como possíveis causadores.

II. A causa mais comum de obesidade monogênica em humanos é a mutação no receptor da melanocortina 4 (MC4R).

 III. Pacientes com diabetes mellitus tipo 2 têm a mesma dificuldade para perder peso que indivíduos não diabéticos.

IV. De acordo com a Resolução RDC n. 52, de 6 de outubro de 2011, o uso da sibutramina está contraindicado em pacientes com índice de massa corporal (IMC) menor que 30 kg/m2, com diabetes mellitus tipo 2 adicionado a outro fator de risco, idade acima de 65 anos e com histórico de doença coronariana.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis