Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

#Questão 296632 - Medicina, Clínica Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Clínica Médica Intensiva

Com relação ao estado hiperosmolar hiperglicêmico não cetótico, é CORRETO afirmar:

A avaliação de um paciente idoso revela os seguintes déficits: (1) diminuição da agressividade e da ambição e respostas sociais inadequadas; (2) incapacidade de processar pensamentos sequenciais a fim de resolver um problema e (3) incapacidade de processar múltiplos fragmentos da informação que poderiam ser evocados instantaneamente para completar um pensamento ou resolver um problema. A lesão de qual das seguintes regiões cerebrais poderia ser responsável por tais déficits?

Paciente com 70 anos apresenta histórico de desequilíbrio e quedas frequentes associado à perda progressiva da memória com evolução de aproximadamente 8 meses, comprometendo de forma marcante suas atividades diárias. Relata simultaneamente surgimento de incontinência urinária e nega doenças crônicas anteriores. O exame neurológico evidenciou uma marcha com base alargada, passos vacilantes, arrastando os pés, e postura fletida para frente. O tônus, a força, os reflexos e a sensibilidade apresentam-se normais. O miniexame do estado mental de Folstein mostrou escore de 22/30, para oito anos de escolaridade. Para esse caso, o diagnóstico mais provável é:

#Questão 274605 - Medicina, Endoscopia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Especialista em Endoscopia Digestiva

Paciente de 63 anos, portador de doença do refluxo gastroesofágico e esôfago de Barrett, realizou endoscopia digestiva alta de acompanhamento. O paciente está sob medicação de omeprazol e encontra-se assintomático. Sobre esse caso, avalie as assertivas abaixo:

I. A cromoscopia com azul de metileno pode ser usada para destacar áreas com metaplasia intestinal no esôfago.

II. O esôfago de Barrett é fator de risco para neoplasia esofágica.

III. A dose de omeprazol recomendada para tratamento de esôfago de Barrett é de 20 mg de 12/12 horas.

 Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 274607 - Medicina, Endoscopia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Especialista em Endoscopia Digestiva

Paciente de 76 anos realizou endoscopia digestiva alta como forma de avaliação de quadro dispéptico. Nesse exame havia presença de mucosa gástrica com aspecto espessado e/ou infiltrativo. O exame histopatológico revelou tratar-se de linfoma difuso de grandes células B (MALT) com presença de bactérias Helicobacter pylori. Sobre esse caso, avalie as assertivas abaixo:

I. O linfoma MALT apresenta-se endoscopicamente, em cerca de 95% dos casos, como úlceras rasas e mal delimitadas.

II. A ecoendoscopia é útil no estadiamento dos linfomas MALT, pois permite avaliar a profundidade da invasão na parede gástrica e o comprometimento de gânglios locorregionais.

III. Pacientes com linfoma MALT do tipo linfoma difuso de grandes células B atingem a cura após a erradicação do Helicobacter pylori, não necessitando de tratamentos adjuvantes.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis