Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

#Questão 264515 - Medicina, Infectologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Infectologista

Paciente do sexo masculino, 34 anos, com diagnóstico e início de terapia para HIV há 2 anos. Abandono do tratamento com antirretrovirais há 1 ano, quando apresentava um exame de contagem de células CD4 = 130 cel/mm3 e carga viral indetectável. Procurou o pronto-socorro com queixa de cefaleia há 10 dias, associada a náuseas e a tonturas , com piora há 3 dias. Referia temperatura de 38,5º C, diminuição de força de perna esquerda. Ao exame apresentava-se lúcido e orientado, PA= 120/80 mmHg, hipocorado, hidratado, força muscular diminuída de membro inferior esquerdo, confirmando queixa do paciente. Realizada tomografia de crânio, observou-se lesão hipodensa em lobo parietal à direita, com captação de contraste, edema perilesional significativo e efeito massa. Dado esse contexto, pergunta-se: qual é a hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica a ser adotada prontamente?

#Questão 264516 - Medicina, Infectologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Infectologista

Mulher de 45 anos de idade, com história prévia de hepatite pós-transfusional, apresenta elevação discreta da ALT e da gGT. Não há sinais periféricos de hepatopatia, nem hepatoesplenomegalia. O HBsAg foi negativo, o antiAgHBc Total positivo, o anti-HBs positivo, o anti-HCV positivo e o HCV RNA positivo. O diagnóstico provável é:

Sobre a terapia medicamentosa em pacientes geriátricos, avalie as assertivas a seguir:

I. As alterações de distribuição devido a diferente proporção dos constituintes corporais e á diminuição da depuração renal de fármacos são as mudanças farmacocinéticas mais relevantes no paciente idoso.

II. Diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina, digitálicos, anti-inflamatórios nãoesteroides e betabloqueadores são os grupos farmacológicos mais frequentemente associados a interações clinicamente significativas.

III. A metoclopramida determina frequentemente sonolência, sinais de parkinsonismo, tremores e espasmos musculares em idosos.

IV. O uso de anti-inflamatórios não esteroides em pacientes com 65 anos ou mais se associa a risco aumentado de iniciar tratamento anti-hipertensivo.

 Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 296614 - Medicina, Clínica Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Clínico Geral para Serviço de Atenção Domiciliar

Dona Tereza, 72 anos, acompanhada pela equipe de atenção domiciliar por fazer uso de oxigênio domiciliar, mostrou ao seu médico os exames realizados na semana anterior. Seu médico afirmou que ela estava pré-diabética. Os prováveis resultados que levaram a esse diagnóstico são:

#Questão 296616 - Medicina, Clínica Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Clínica Médica Intensiva

Mulher de 56 anos desenvolve fibrilação atrial na UTI evoluindo com instabilidade hemodinâmica. Qual a conduta mais adequada para esse caso?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis