Questões Concurso FEAES/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEAES/PR

#Questão 275413 - Medicina, Endocrinologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Endocrinologista

Uma paciente de 56 anos apresenta quadro de depressão e obesidade. O único medicamento de que faz uso é a terapia de reposição estrogênica via oral. Nos últimos meses ingere bebida alcoólica diariamente (4 doses de uísque/dia). Não fuma e não faz atividade física. Foi ao médico por causa do quadro depressivo. No exame físico, apresentava IMC 35 kg/m², circunferência abdominal 95 cm, PA 140/100 mmHg. Resultados de alguns exames pedidos: TSH 2,0 micro UI/mL; cortisol basal 35 μg/dL (VR: 5-25 μg/dL); sódio 136 mEq/L; potássio 4,1 mEq/L; hemograma: VG 41% , VCM 100, leucócitos 7500, eosinófilos 2%, plaquetas 130.000; colesterol total 205 mg/dL, triglicerídios 250 mg/dL, HDL 47 mg/dL; glicemia de jejum 103 mg/dL e creatinina 0,9 mg/dL. Com relação a esse caso, assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 275415 - Medicina, Endocrinologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Endocrinologista

De acordo com o Consenso brasileiro de nódulos e carcinoma diferenciado de tireoide (2007), considere as seguintes assertivas:

I. Nódulos acima de 1 cm devem sempre ser investigados.

II. Dosagens de TSH, tireoglobulina e calcitonina devem ser solicitadas para ajudar a esclarecer a natureza do nódulo.

III. Na ecografia, são características de malignidade: microcalcificações, hipoecogenicidade, diminuição do fluxo ao Doppler e diminuição do diâmetro anteroposterior em relação ao transverso.

IV. Nos casos em que a punção aspirativa por agulha fina demonstra lesão folicular, pode-se considerar a realização de cintilografia de tireoide, e, caso não seja constatado um nódulo quente, a cirurgia deve ser cogitada.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 275417 - Medicina, Endocrinologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Endocrinologista

Uma paciente de 48 anos está em tratamento com sinvastatina por dislipidemia há cerca de 2 anos. Menopausa há 2 anos e sem terapia hormonal. Atualmente, apresenta discreto ganho de peso, desânimo, cefaleia e adinamia, motivos pelos quais lhe foi prescrito antidepressivo. Possui histórico familiar de doença de Graves. No exame físico, apresenta-se em bom estado geral, cabelos e pele ressecados, unhas quebradiças e tireoide não palpável. Exames complementares: colesterol total 262 mg/dL; LDL 178 mg/dL; HDL 34 mg/dL; triglicerídeos 182 mg/dL; TSH = 9,2 mU/L (VN =0,4- 4,0) e T4 livre 0,95 ng/mL (VN=0,8-1,9). Com base nesses dados, considere as seguintes assertivas:

I. O hipotireoidismo primário frequentemente é acompanhado de alterações lipídicas.

II. O tratamento do hipotireoidismo com levotiroxina tende a diminuir os níveis de LDL.

III. O tratamento com mudança de hábitos de vida (atividade física e dieta) não se faz necessário, pois a dislipidemia é secundária ao hipotireoidismo.

IV. A intolerância tireoidiana mínima (ITM), da paciente em questão, não deve ser tratada, pois não há sintomas específicos de disfunção tireoidiana.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 308501 - Medicina, Cirurgia Vascular, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Cirurgião Vascular

Em pacientes assintomáticos portadores de estenose da artéria carótida, o estudo ACAS (Asymptomatic Carotid Atherosclerosis Study) recomenda:

#Questão 308503 - Medicina, Cirurgia Vascular, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Cirurgião Vascular

O TASC Working Group recomenda a terapia endovascular para as lesões infrainguinais, tanto para as estenóticas quanto para as oclusivas, até que limite de extensão?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis