Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Uma gestante 23 anos de idade, moradora do Itapoã, Distrito Federal, com idade gestacional de 12 semanas, procura atendimento em centro de saúde com queixa de febre há dois dias, associada a cefaleia, dor no corpo e presença de gânglios cervicais aumentados. Apresenta sorologia para toxoplasmose realizada há uma semana com resultado: IgG positivo e IgM positivo.

Com relação ao caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Qualquer situação de imunocomprometimento (imunossupressão ou imunodepressão, como HIV e doença de Hodgkin) pode ser seguida pelo recrudescimento ou pela reativação da toxoplasmose na gestação e levar à infecção congênita.

#Questão 834541 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Determinada paciente feminina de 25 anos de idade, que foi agredida pelo marido com uma faca de cozinha, deu entrada no hospital de referência de uma grande cidade com ferimento penetrante abaixo da clavícula esquerda, mais próximo ao seu terço medial, além de outros ferimentos pequenos e médios, corto contusos, nas palmas das mãos. Ao exame, apresentou pressão arterial de 80 mmHg x 40 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 40 irpm, e saturação de O 2 de 90% em ar ambiente. Foram observados também ausculta cardíaca normal, ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares abolidos à esquerda e macicez à percussão de hemitórax esquerdo.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O ferimento penetrante é o único tipo de trauma capaz de provocar um hemotórax maciço.

#Questão 834542 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Um paciente de 65 anos de idade compareceu ao urologista por apresentar hematúria macroscópica, emagrecimento de 5 kg em dois meses e dor abdominal. Ao exame físico, o médico encontrou uma massa abdominal palpável em região de flanco esquerdo. Solicitou então uma tomografia computadorizada de abdome, demonstrada nessa imagem.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.

Provavelmente se trata de um cisto Bosniak II e, em razão das proporções, o tratamento é nefrectomia parcial.

Levando-se em conta que o paciente M. A. B. apresentou histórico de transtorno dissociativo no passado e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. A síndrome de Ganser é uma condição caracterizada pela paralogia, juntamente com um enevoamento da consciência com frequência acompanhado de alucinações e outros sintomas dissociativos, somatoformes ou de conversão.

Em se tratando de paciente idoso, M. A. B. apresenta risco aumentado para a apresentação de transtornos mentais da velhice.

Com base nessa informação e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Donepezila e galantamina sofrem amplo metabolismo por ambas as isoenzimas CYP 2D6 e 3A4, enquanto a rivastigmina circula, em grande parte, sem ligação a proteínas séricas, não apresentando interações medicamentosas significativas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis