Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 834371 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Suponha que o secretário de Saúde de uma metrópole brasileira com cerca de 5 milhões de habitantes precise gerenciar a alocação dos recursos da própria pasta entre as diversas necessidades do sistema de saúde municipal, incluindo os serviços primário, secundário e terciário nas respectivas ações de prevenção, tratamento e reabilitação.

Acerca de todo o planejamento que envolve a função desse servidor público, julgue os itens a seguir.

Na definição das estratégias de rastreamento que serão utilizadas para determinada doença, o secretário certamente adotará aquelas que apresentarem maior especificidade em detrimento da sensibilidade.

#Questão 834372 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Uma paciente de 62 anos de idade, branca, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, sedentarismo, obesidade e depressão, e que faz uso de metformina, gliclazida, enalapril, hidroclorotiazida, sertralina e diazepam, vai a consulta de rotina.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos de saúde do idoso, julgue os itens a seguir.

No tratamento da depressão em idosos, os antidepressivos tricíclicos apresentam uma incidência de efeitos adversos menor que os inibidores seletivos da recaptação da serotonina.

Uma paciente branca, primigesta, de 37 anos de idade, procura atendimento ambulatorial em sua primeira consulta pré-natal com 10 semanas de gestação. Essa paciente não tem doenças pregressas conhecidas, mas esteve em repouso nas últimas duas semanas em razão de importante hiperêmese gravídica (com vômitos e náuseas frequentes) e pequeno descolamento placentário. A única medicação que a paciente esteve tomando nos últimos anos é um contraceptivo oral combinado antes da concepção. Na consulta, apresenta queixa de aumento progressivo de panturrilha esquerda com edema, rubor e dor, notado há alguns dias, sendo detectado, ao exame físico: frequência cardíaca de 84 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 98% e acréscimo de 5 cm da circunferência da panturrilha esquerda em relação à panturrilha direita. Atualmente, ela nega falta de ar, tosse ou dor no peito e apresenta índice de massa corpórea de 31 kg/m², mas apresenta-se ligeiramente desidratada. Ela nega etilismo, tabagismo e não tem alergia conhecida a medicamentos. A paciente também relata que sua irmã teve uma embolia pulmonar no ano passado.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A gravidez está associada a condições fisiológicas e mudanças anatômicas que aumentam o risco de tromboembolismo, incluindo hipercoagulabilidade, aumento da estase venosa, diminuição do fluxo venoso, compressão da veia cava inferior e dilatação das veias pélvicas pelo crescimento uterino.

Um professor universitário de 75 anos de idade compareceu para avaliação queixando-se de lapsos de memória recente. A esposa dele relatou que esses lapsos tinham se iniciado há cerca de um ano e cursado com piora lenta e gradual. Ele também apresentava episódios de síncope e alucinações visuais com conteúdo detalhado, além de sintomas parkinsonianos. Após testagem neuropsicológica e exames laboratoriais e de imagem, o geriatra firmou o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), em fase inicial.

Acerca do quadro clínico apresentado e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

As proteínas neurofilamentares ubiquitina e sinucleína estão relacionadas com a etiopatogenia da DCL.

Um paciente de 6 anos de idade é vítima de queimadura por incêndio em domicílio. Encontra-se desacordado, com extensa queimadura em face, apresentando estridor laríngeo e chamuscamento de sobrancelhas. Apresenta 40% de superfície corporal queimada. Frequência cardíaca = 150 bpm; frequência respiratória = 24 irpm; e saturação de oxigênio = 100%.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Com base na saturação de oxigênio obtida em oximetria de pulso, descarta-se a intoxicação por monóxido de carbono no paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis