Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Uma paciente de 38 anos de idade, gestante G1P0A0, com idade gestacional de 23 semanas, procura o serviço de radiologia para realizar a ecografia obstétrica morfológica de segundo trimestre associada à ecografia transvaginal e dopplerfluxometria fetal solicitada pelo seu médico assistente. Durante a ecografia, foram encontrados: crânio disfórmico, com o osso occipital proeminente (parte traseira e inferior do crânio), micrognatia, orelhas de implantação baixa, cardiopatia, entre outras malformações.

Com base caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A trissomia do cromossomo 18, apesar de rara, é a segunda malformação cromossômica mais comum que existe. A primeira é a trissomia 21, conhecida popularmente como síndrome de Down, e a terceira trissomia mais comum é a que envolve o cromossomo 13, conhecida como síndrome de Patau.

Uma paciente de 16 anos de idade, com amenorreia primária, sem sexarca e sem outras afecções clínicas, procura atendimento ginecológico. Ao exame clínico, constatou-se desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários compatível com a idade cronológica, frequência cardíaca de 76 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 99%. Ao exame ginecológico, observou-se uretra em fenda com bordas elevadas. Não foi realizado exame ginecológico com espéculo. A ultrassonografia pélvica não evidenciou imagem uterina nem ovários em seus sítios habituais, no entanto, foi inconclusiva por causa de dificuldades técnicas. À ressonância magnética, o útero não foi visualizado e os ovários possuíam volume, sinal e localização sem anormalidades. O canal vaginal também não foi visualizado por esse método.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se realizar a avaliação genética nesse caso e, se detectado cariótipo 46, XX, pode-se suspeitar do diagnóstico de síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser.

#Questão 834360 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Um paciente masculino de 52 anos de idade envolveu-se em uma briga e foi atingido por uma faca de açougue em região epigástrica (a faca foi retirada após o golpe). Foi levado ao hospital mais próximo e lá chegou com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 60 mmHg x 40 mmHg; frequência cardíaca de 125 bpm; frequência respiratória de 24 irpm; saturação de O2 de 95% em ar ambiente. Verificaram-se ausculta cardíaca normal e ausculta pulmonar com murmúrios vesiculares presentes.

Com base nesse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

No caso apresentado, a laparotomia exploradora é imperativa no tratamento das lesões que ameaçam a vida do doente.

#Questão 834369 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Recém-nascido de parto vaginal, prematuro tardio, pequeno para a idade gestacional, Apgar 8 ao primeiro minuto e 10 ao quinto minuto, apresenta, em regiões palmoplantares, lesões cutâneas bolhosas, com áreas de descamação subjacentes, além de esplenomegalia. A gestante não realizou pré-natal.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Trata-se de uma infecção congênita que representa um evento sentinela, por refletir a eficácia tanto de programas de controle quanto da assistência ao pré-natal.

#Questão 834370 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Suponha que o secretário de Saúde de uma metrópole brasileira com cerca de 5 milhões de habitantes precise gerenciar a alocação dos recursos da própria pasta entre as diversas necessidades do sistema de saúde municipal, incluindo os serviços primário, secundário e terciário nas respectivas ações de prevenção, tratamento e reabilitação.

Acerca de todo o planejamento que envolve a função desse servidor público, julgue os itens a seguir.

Em se tratando de uma metrópole, o financiamento da atenção básica depende apenas de recursos municipais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis