Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 831560 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Suponha que o secretário de Saúde de uma metrópole brasileira com cerca de 5 milhões de habitantes precise gerenciar a alocação dos recursos da própria pasta entre as diversas necessidades do sistema de saúde municipal, incluindo os serviços primário, secundário e terciário nas respectivas ações de prevenção, tratamento e reabilitação.

Acerca de todo o planejamento que envolve a função desse servidor público, julgue os itens a seguir.

O controle, por meio de vacinação, das doenças transmissíveis, o saneamento básico, as medidas educativas quanto aos males do tabagismo, o uso de preservativos nas relações sexuais e a realização periódica de citopatologia do colo uterino são exemplos de prevenção primária.

#Questão 831561 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Uma paciente de 62 anos de idade, branca, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, sedentarismo, obesidade e depressão, e que faz uso de metformina, gliclazida, enalapril, hidroclorotiazida, sertralina e diazepam, vai a consulta de rotina.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos de saúde do idoso, julgue os itens a seguir.

Com essa paciente, deve-se abordar a prevenção de quedas.

#Questão 831562 - Medicina, Clínica Geral, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica de Acesso Direto (Área de Especialização: Anestesiologia)

Determinada paciente de 16 anos de idade iniciou atendimento pré-natal em posto de saúde da família e foi diagnosticada com HIV nas sorologias de primeiro trimestre, iniciando terapia antirretroviral adequada e com boa adesão imediatamente. Os demais exames de rotina de pré-natal mostraram-se normais.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

As consultas de puericultura da criança e o pós-parto da mãe devem ser realizadas na presença dos respectivos responsáveis, em razão do fato de a paciente ser menor de 18 anos de idade, conforme definido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Uma paciente de 32 anos de idade, nuligesta, usuária de contraceptivo oral combinado há 10 anos, procura o ambulatório de ginecologia com queixa de secreção vaginal eventual amarelada sem odor ou prurido. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 80 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 99% e mamas, tireoide e abdome sem alterações à palpação. Ao exame especular, evidenciam-se secreção vaginal translúcida e colo com lesão hiperemiada circundando todo o orifício externo do colo uterino, sendo coletada citologia oncótica cervico-vaginal. Em retorno ambulatorial, a paciente traz exame contendo laudo: células glandulares atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas, não se podendo excluir lesão intraepitelial de alto grau (AGC).

Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Caso essa paciente seja imunossuprimida (portadora de HIV, transplantada ou usuária de drogas imunossupressoras), deve-se proceder à colposcopia imediatamente.

Uma paciente de 14 anos de idade procura o consultório ginecológico em companhia da mãe relatando ainda não ter apresentado menarca, diferentemente de todas as suas colegas da mesma idade. Nega coitarca e não apresenta outras queixas. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 16 irpm, saturação de oxigênio de 98%, abdome sem alterações à palpação e desenvolvimento normal dos caracteres sexuais secundários.

Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

São diagnósticos diferenciais: hipotireoidismo, hiperprolactinemia e (ou) síndrome dos ovários policísticos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis