Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Uma paciente de 38 anos de idade, gestante G1P0A0, com idade gestacional de 23 semanas, procura o serviço de radiologia para realizar a ecografia obstétrica morfológica de segundo trimestre associada à ecografia transvaginal e dopplerfluxometria fetal solicitada pelo seu médico assistente. Durante a ecografia, foram encontrados: crânio disfórmico, com o osso occipital proeminente (parte traseira e inferior do crânio), micrognatia, orelhas de implantação baixa, cardiopatia, entre outras malformações.

Com base caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Para esse caso de malformação cromossômica, já existe a indicação de abortamento previsto em lei no Brasil.

Uma paciente de 16 anos de idade, com amenorreia primária, sem sexarca e sem outras afecções clínicas, procura atendimento ginecológico. Ao exame clínico, constatou-se desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários compatível com a idade cronológica, frequência cardíaca de 76 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 99%. Ao exame ginecológico, observou-se uretra em fenda com bordas elevadas. Não foi realizado exame ginecológico com espéculo. A ultrassonografia pélvica não evidenciou imagem uterina nem ovários em seus sítios habituais, no entanto, foi inconclusiva por causa de dificuldades técnicas. À ressonância magnética, o útero não foi visualizado e os ovários possuíam volume, sinal e localização sem anormalidades. O canal vaginal também não foi visualizado por esse método.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, há contraindicação para a correção cirúrgica da vagina – realização de neovaginoplastia – em razão da idade da paciente.

Uma paciente de 28 anos de idade, primigesta, foi submetida à aspiração manual intrauterina (AMIU) há seis meses em razão de abortamento espontâneo retido em gestação de oito semanas de idade gestacional. Procura atendimento ambulatorial ginecológico em virtude de amenorreia secundária desde o procedimento AMIU realizado. Ao exame especular e ao toque vaginal, apresenta colo uterino, secreção vaginal e palpação de útero e anexos sem alterações.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Há suspeita de sinequias intrauterinas graves ou síndrome de Asherman, cujas manifestações clínicas mais comuns são irregularidades menstruais ou amenorreia, dor pélvica crônica, infertilidade, abortamentos de repetição e outras complicações obstétricas.

Paciente com 70 anos de idade, tabagista, sem outras comorbidades, comparece a uma consulta em razão de hematúria. Realizou tomografia computadorizada (TC) de abdome e cistoscopia, que mostraram lesão de 3 cm na bexiga e resultado anatomopatológico que evidenciou carcinoma urotelial infiltrante grau 2, com ausência de músculo liso na amostra.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O câncer de bexiga acomete mais mulheres que homens.

#Questão 831472 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência em Especialidades com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Paciente de 30 anos de idade, vítima de acidente automobilístico decorrente de colisão frontal carro X carro, em alta velocidade, sem cinto de segurança, deu entrada no pronto-socorro com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 90 mmHg x 70 mmHg; frequência cardíaca de 115 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; e saturação de O 2 de 88% em ar ambiente. Na avaliação inicial, o paciente apresentou via aérea permeável e atingiu 15 pontos na escala de coma de Glasgow.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Tamponamento cardíaco pode ser um diagnóstico diferencial no referido caso, considerando que pode apresentar alguns sinais e sintomas similares ao pneumotórax hipertensivo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis