Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição)

#Questão 831312 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente com 1 mês e 20 dias de vida, previamente saudável, nascida a termo, sem complicações, é levada a consulta em razão febre há 96 horas, no máximo de 38,5 ºC. Está em aleitamento materno exclusivo, com excelente aceitação e ganho de peso. Sem queixas gastrointestinais. A mãe relata que a criança mantém-se ativa. À ectoscopia, a lactente encontra-se em bom estado geral, sem sinais de toxemia. O exame físico completo, realizado cuidadosamente, não revelou a causa da febre. Frequência cardíaca = 120 bpm; frequência respiratória = 45 irpm; e saturação de oxigênio = 100 %.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Na maioria dos casos na infância, identifica-se a origem da febre após anamnese detalhada e exame físico completo, para então definir orientações terapêuticas adequadas.

#Questão 831313 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 3 anos de idade está muito choroso ao urinar, queixando-se de dor. O desfralde ocorreu há cerca de quatro meses, com sucesso. Sem relato de febre. Pobre aceitação de tratamento por via oral, em razão de vômitos intensos e frequentes. Sem episódios prévios semelhantes. O exame comum de urina revelou aspecto turvo, nitrito positivo, hemácias 10/campo e leucócitos superiores a 100/campo, e bacteriúria aumentada. A urocultura mostrou Escherichia coli > 100.000 UFC/mL. Frequência cardíaca = 95 bpm; frequência respiratória = 30 irpm; e saturação de oxigênio = 100%.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O agente etiológico encontrado é a bactéria Gram-negativa, revelada na maioria dos primeiros casos de infecção do trato urinário.

#Questão 831314 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Durante a puericultura, a mãe de um recém-nascido de 10 dias, até então em aleitamento materno exclusivo, queixa-se de dor mamária muito intensa durante a amamentação. Relata que a mamada tem duração aproximada de 30 minutos. Refere que está com fissuras sangrantes e que, por isso, tem oferecido chás para o lactente, em mamadeira. Frequência cardíaca = 120 bpm; frequência respiratória = 46 irpm; e saturação de oxigênio = 100%.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Princípios básicos do aconselhamento em amamentação incluem a prática da comunicação não verbal e os questionamentos por meio de perguntas abertas.

#Questão 831315 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 8 anos de idade, previamente hígido, estava no final das férias escolares quando começou a ficar mais recluso e a apresentar dor abdominal mal localizada, associada a enjoos e episódios de encoprese; obteve controle de esfíncteres aos 4 anos de idade. A família procurou atendimento com pediatra e, após anamnese, exame físico e exames complementares, foram afastadas etiologias orgânicas. Frequência cardíaca = 94 bpm; frequência respiratória = 20 irpm; e saturação de oxigênio = 100%.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Em situações de diagnóstico tardio, os casos podem agravar-se, e a vítima pode apresentar atitudes de automutilação ou adotar medidas drásticas de vingança.

Uma paciente de 32 anos de idade, nuligesta, usuária de contraceptivo oral combinado há 10 anos, procura o ambulatório de ginecologia com queixa de secreção vaginal eventual amarelada sem odor ou prurido. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 80 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 99% e mamas, tireoide e abdome sem alterações à palpação. Ao exame especular, evidenciam-se secreção vaginal translúcida e colo com lesão hiperemiada circundando todo o orifício externo do colo uterino, sendo coletada citologia oncótica cervico-vaginal. Em retorno ambulatorial, a paciente traz exame contendo laudo: células glandulares atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas, não se podendo excluir lesão intraepitelial de alto grau (AGC).

Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Deve-se indicar a realização de colposcopia e biópsia de colo uterino após resultado de dois exames de citologia oncótica cervico-vaginal semelhantes ao realizado com intervalo de seis meses entre eles.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis