Questões sobre Políticas setoriais e transversais

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Listagem de Questões sobre Políticas setoriais e transversais

Assinale a alternativa que apresenta uma das diretrizes pedagógicas preconizadas pelo SINASE.

Considerando a natureza do ato infracional e suas vicissitudes, assinale a alternativa correta.

A tentativa de suicídio é uma das temáticas difíceis da adolescência, sendo bastante mobilizadora com relação às equipes profissionais e à sociedade em geral. Considerando o suicídio na adolescência, julgue os itens que se seguem.

I No Brasil, o suicídio ainda não é abordado como uma temática de saúde pública, o que desfavorece formas de prevenção, tanto a partir de iniciativas do governo quanto de toda a sociedade.

II Muitos suicídios de jovens poderiam ser evitados, caso os sinais de aviso tivessem sido levados em conta.

III Não é possível prevenir suicídios, pois não há como prever essa conduta tão impulsiva do adolescente.

IV O suicídio é uma temática que não deve ser abordada, para não estigmatizar os grupos vulneráveis como suicidas.

V O investimento em profissionais que possam dar atendimento humanizado, a organização de serviços de saúde, voltados ao suicídio e outras crises, e a participação da comunidade na formação de redes solidárias são tentativas do Ministério da Saúde para a diminuição do número de suicídios na adolescência — e de tentativas — no Brasil.

A quantidade de itens certos é igual a

A concepção sistêmica da adolescência extrapola os fatores individuais e coloca-se como processo relacional que se dá em um contexto familiar e sociocultural. Julgue os itens a seguir, que dizem respeito às implicações da concepção sistêmica da adolescência para as ações educativas.

I Os programas devem incluir não apenas os adolescentes, mas também os demais segmentos envolvidos, destacando-se: a família, a escola, as instituições e os grupos de pares.

II Se a família como um todo não conseguir mudar seu funcionamento a partir da adolescência dos filhos, estará impedindo que eles cresçam e se desenvolvam. Assim, pela desestruturação familiar, o adolescente fica duplamente condenado, e o educador social fica impossibilitado de ajudá-lo.

III A política atual não permite incluir os pais de adolescentes nos espaços educativos e pedagógicos, em virtude dos custos e da falta de profissionais especialistas no quadro.

IV Por trás do fato de existirem crianças e adolescentes excluídos da escola, nas favelas, no trabalho precoce, em situação de risco, está a família desassistida pela política oficial, em especial quando se trata do enfrentamento das problemáticas com os filhos adolescentes.

V A violência doméstica é um fator de risco preponderante para o aumento de adolescentes em situação de rua, afastados do ambiente familiar e comunitário.

A quantidade de itens certos é igual a

Situando a adolescência como uma fase específica do desenvolvimento humano que se caracteriza por mudanças e transformações múltiplas fundamentais para que o ser humano possa atingir sua maturidade e se inserir na sociedade no papel de adulto, julgue os itens subsequentes.

I A adolescência é muito mais do que uma etapa de transição. É um espaço precioso para receber influências, em especial do mundo extrafamiliar. Por essa razão, pode-se prescindir de ações socioeducativas integradas com as famílias.

II A adolescência, no contexto da realidade brasileira, deve ser abordada como uma realidade hegemônica, apesar da grande diversidade e da desigualdade das regiões e municípios brasileiros, tanto em seus aspectos naturais quanto nos sociais e culturais.

III Se, por um lado, encontra-se na sociedade atual o fenômeno da adolescência prolongada, a realidade brasileira aponta para um significativo contingente populacional de crianças que, pelas condições de pobreza de suas famílias, ficam impedidas de viver plenamente essa etapa do desenvolvimento, na medida em que são obrigadas a uma inserção precoce no mercado de trabalho.

IV A adolescência traz desafios constantes, que exigem disponibilidade e competências específicas. As ações educativas bem sucedidas no enfrentamento de tais desafios favorecem o desenvolvimento dos potenciais que essa fase da vida abriga.

V A falta do cuidado adequado com o adolescente pode representar não apenas o desperdício do potencial do jovem, mas sua exposição a situações de risco em relação ao seu desenvolvimento e, por vezes, riscos à sua própria vida.

A quantidade de itens certos é igual a

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