Questões sobre Psicologia Organizacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Organizacional

Determinada organização, a fim de reduzir custos com a contratação de instrutores externos, optou pela formação de um banco de instrutores internos, com capacitação para a tarefa.

Nessa situação hipotética,

As mudanças no mundo do trabalho, decorrentes da reestruturação produtiva, têm exercido impacto significativo no perfil dos trabalhadores que busquem adaptar-se às novas exigências das organizações e gestores. Assinale a opção que apresenta ações para minimizar os efeitos negativos de tal reestruturação nos trabalhadores.

O diagnóstico de síndrome de fadiga relacionada ao trabalho é feito a partir da anamnese ocupacional e da história de trabalho. Deve-se perguntar a respeito da duração da jornada de trabalho, das condições de trabalho, do descanso durante a jornada, do ritmo de trabalho, das condições do processo laboral (presença de ruído e de outros agressores), da pressão no trabalho, das condições de vida e habitacionais, visando a avaliar as condições de descanso e lazer do trabalhador. O diagnóstico definitivo baseia-se no(s) seguinte(s) critério(s), exceto

Complete corretamente as lacunas do texto sobre os transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho.

A __________________ é um tipo de resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais crônicos no trabalho. Tem sido descrita como resultante da __________________ em um contexto de relações sociais complexas, envolvendo a representação que a pessoa tem de si e dos outros. O trabalhador perde o sentido de sua relação com o trabalho, desinteressa-se e qualquer esforço lhe parece inútil.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Na percepção de Antunes (1999), em sua obra intitulada Os sentidos do trabalho, desde o advento do capitalismo, a redução da jornada de trabalho tem sido central na ação dos trabalhadores, relativizando‐se o tempo livre versus o tempo de trabalho. Por esse prisma, julgue os itens a seguir.

I A discussão da redução da jornada de trabalho configura‐se como um ponto de partida decisivo, ancorado no universo da vida cotidiana para, por um lado, permitir uma reflexão fundamental sobre o tempo, o tempo de trabalho, o autocontrole sobre o tempo de trabalho e o tempo de vida e, por outro lado, possibilitar o afloramento de uma vida dotada de sentido fora do trabalho.

II Na luta pela redução da jornada (ou do tempo), pode‐se articular efetivamente tanto a ação contra algumas das formas de opressão e exploração do trabalho quanto contra as formas contemporâneas do estranhamento, que se realizam fora do mundo produtivo, na esfera do consumo material e simbólico no espaço reprodutivo fora do trabalho.

III Lutar pela redução da jornada de trabalho implica também e decisivamente lutar pelo controle (e pela redução) do tempo opressivo de trabalho.

IV Uma vida cheia de sentido fora do trabalho supõe uma vida vazia de sentido dentro do trabalho, pois não é possível compatibilizar qualquer tipo de trabalho formal com tempo livre, ou seja, uma vida desprovida de sentido no trabalho é compatível com uma vida cheia de sentido fora do trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis