Questões sobre Psicologia da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

Analise as asserções seguintes, marque, posteriormente, a alternativa correta.

I - As grandes figuras da teoria do desenvolvimento, como Piaget e Vygotsky, reconheceram a centralidade das transformações constitutivas de saltos qualitativos que se manifestam com a passagem de um nível de conhecimento a outro, em um complexo processo dialético de interações entre fatores internos e externos.
II - Dessa maneira, a transformação dos processos cognitivos segue uma dinâmica que parte de sistemas diferenciados e integrados para estados de indiferenciação, que permitem a consciência de si e a aproximação ao conhecimento de realidade objetiva.

Leia as asserções, marque, posteriormente, a alternativa pertinente.

I - Para compreender as dificuldades de aprendizagem é necessário entender que aprender a ler e escrever é a aquisição efetiva e específica de habilidades básicas.
II - Portanto, no processo de ensino e aprendizagem, o que se recusa é a abordagem mecânica e a redução da leitura e escrita a sequências de habilidades ensinadas isoladamente ou sob a forma de estágios sucessivos.

A psicopedagogia é pautada em várias tendências, uma delas foi explicitada por meio das asserções posteriores. Analise-as e assinale, na sequência, a alternativa pertinente.

I – Uma das tendências existentes identifica a psicopedagogia com a psicologia da educação, caracterizada pelo estudo de problemas ligados a situações educativas.
II – Por meio dessa tendência, observa-se a psicopedagogia como ciência que descreve e explica as mudanças que ocorrem em indivíduos ao longo do desenvolvimento, desde o nascimento até a maturidade, ocupando-se, portanto, das condições que favorecem ou retardam o desenvolvimento do sujeito.

Dentro dos conceitos e generalidades da psicopedagogia, analise cada asserção e marque, posteriormente, a alternativa pertinente.

I – A psicopedagogia lida com o sujeito e com o objeto do conhecimento e sua relação com a linguagem e a influência exercida no ambiente da aprendizagem.
II – Todos os aspectos envolvidos na aprendizagem humana (positivos e/ou negativos) são trabalhados pela psicopedagogia.
III – A psicopedagogia é regida apenas pelo princípio da prevenção.
IV – Em função das tendências ou perspectivas assumidas em uma investigação, a psicopedagogia assumirá diferentes significados.

A respeito da dificuldade de aprendizagem, em especial, ao fracasso escolar, assinale a opção correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis