Questões sobre Psicologia da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

Julgue o item a seguir. 


Para Sara Paín, as dificuldades de aprendizagem são um sintoma que configura o não-aprender como uma constelação de comportamentos nos quais se destacam como sinal de descompensação. Segundo a autora, há fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem, a saber: fatores orgânicos, fatores específicos, fatores psicógenos e fatores ambientais.

Entre as habilidades requeridas para atuação em psicologia escolar e da educação está o conhecimento e o manejo de intervenções que contemplem, também, crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as demandas de intervenções estão os comportamentos autoagressivos e autoestimulatórios. Sobre os comportamentos autoagressivos e autoestimulatórios, assinale a afirmativa correta.

A Psicologia escolar é bastante ampla, interliga Educação e Psicologia, envolve o desenvolvimento do campo epistemológico que sustenta conceitos e metodologias, e a necessidade de se considerar contextos sociopolíticos e historicamente situados. Por essas razões é uma área que exige requisitos e propicia desafios. Em relação aos desafios e requisitos da atuação do psicólogo escolar e educacional, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “O impacto de sua atuação não pode ter como resultante a melhor adaptação da criança aos programas e ao ambiente escolar.”
PORÉM
II. “Precisa contribuir ainda para a criação de novos cenários e práticas educativas e, sobretudo, de novas realidades sociais.”
Assinale a alternativa correta.

Em “Os Idiomas do Aprendente”, de Alicia Fernandes, encontra-se a diferença entre fracasso escolar e dificuldade de aprendizagem. A autora define dificuldades de aprendizagem como uma situação “que provém de causas que se referem à estrutura individual da criança, tornando-se necessária uma intervenção psicopedagógica mais direcionada”. Considerando as dificuldades de aprendizagem, dentre elas a dislexia, a disgrafia, a disortografia, a discalculia, a dislalia e o TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), e que elas ocorrem com mais frequência nas salas de aula, analise a imagem a seguir de um aluno de 9 anos do 3º ano do ensino fundamental: 
Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em https://www.google.com/search?q=imagem+de++exemplo.)
É possível afirmar que trata-se de 

Sobre medicalização e patologização da Educação e os desafios à Psicologia Escolar e Educacional (SCARIN e SOUZA, 2020), leia as seguintes afirmativas:
I - Tradicionalmente, medicalizar um fenômeno teve o sentido geral de reduzir os problemas sociopolíticos a questões individuais.
II - Considerar que as causas da queixa escolar se encontram no psiquismo ou no rebaixamento intelectual é continuar eximindo o sistema escolar da participação e/ou produção das dificuldades de aprendizagem.
III - O tratamento medicamentoso pode ser a primeira via de análise das dificuldades na escolarização.
IV - Pesquisas da área da Psicologia Escolar e Educacional trazem importantes propostas para a escolarização as quais visam superar o olhar individualizante, patologizante e preconceituoso ainda presentes na escola em relação a dificuldades enfrentadas, principalmente, no processo de leitura e escrita.
V - Do ponto de vista da Psicologia Escolar e Educacional, o fundamental é levar em conta que é preciso cada vez mais conhecer as dificuldades de aprendizagem, tendo em vista uma prática crítica da psicologia no campo da educação básica e superior.
Em relação a essas afirmativas, está CORRETO o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis