Questões sobre Psicologia da Educação

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Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

Situação hipotética 6A1-I

      Em um debate entre professores sobre a relação professor-aluno, Ana compartilhou que, ao desenvolver suas formas de ensino, se preocupa mais com a realidade de cada sala de aula para facilitar a aprendizagem do que com um método de ensino específico. Para ela, os professores não devem ser autoritários, mas, sim, estabelecer uma relação horizontal com seus alunos que seja marcada pela confiança e aceitação genuínas. 
       João discordou, dizendo que, em sala de aula, visa provocar reflexões que levem os alunos a buscarem respostas para estimular seus processos de assimilação e acomodação.
    Apesar de discordarem em alguns aspectos sobre a relação professor-aluno, ambos os professores concordaram que aprender a aprender é mais importante que focar em memorização pura e simples (decoreba).  


Explicitar objetivos de aprendizagem e priorizar um método de ensino que evite consequências aversivas para facilitar a aprendizagem são indicações da abordagem comportamental para promover processos de aprendizagem. De acordo com essa abordagem, é papel do professor ser

O tema “fracasso escolar” está em evidência na realidade social com toda premência. Através de uma leitura psicanalítica, é possível formular teorias que permitem uma melhor compreensão das funções simbólicas da organização do pensamento e das características da personalidade, estando essas atividades psíquicas estreitamente ligadas à aprendizagem. Na perspectiva psicanalítica, a síndrome do fracasso escolar tem que ser analisada considerando a dinâmica psíquica do indivíduo, tentando detectar os sofrimentos que a realidade impõe ao mesmo, causando marcas por vezes imperceptíveis e consequentemente ignoradas.  

Julgue o item subsequente. 


O problema do bullying se manifesta através de atos agressivos, antissociais e persistentes que ocorrem entre pares no contexto escolar, os quais são baseados numa relação assimétrica de poder. Nesse sentido, uma forma de estudar esse contexto é através da Teoria das Representações Sociais. A pertinência de utilizar esse arcabouço teórico reside em apreender as representações sociais do bullying elaboradas pelos estudantes. 

Alguns estudos apontam que a população adolescente é considerada a mais saudável por apresentar baixas taxas de mortalidade por morbidade ao ser comparada com as demais faixas etárias. Olhando para o contexto escolar e as dificuldades que envolvem especificamente a manutenção do adolescente de classe socioeconômica baixa na escola, tem-se a indicação de utilizar a educação como mecanismo de mobilidade social, eliminando os fatores que dificultam o aproveitamento escolar, garantindo a frequência à escola e ao ensino de boa qualidade. Algumas dessas medidas podem ser sintetizadas como: disponibilização de informações acerca de métodos anticoncepcionais; ações de prevenção à violência e a prevenção ao uso de drogas. Assim, para que essas medidas sejam efetivas e praticáveis, é necessário conhecer apenas o funcionamento grupal desses adolescentes para que ações efetivas possam beneficiar essa população, já que a unidade grupal nesse contexto é responsável pelos direcionamentos acerca da proteção e promoção da qualidade de vida na adolescência. 

Julgue o item a seguir. 


O olhar do psicopedagogo para as dificuldades de aprendizagem do sujeito necessita partir de uma leitura ampla, contextualizada, integrada em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, familiares e motores. Um olhar que permita levantar hipóteses, formular desafios, buscar verdadeiras causas dessas dificuldades, para só assim poder delineá-las e intervir sobre elas por meio de uma perspectiva mais promissora. Sendo assim, a observação não é considerada como um método de avaliação psicopedagógica eficaz para a coleta de informações e diagnóstico.

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