Questões sobre Psicologia da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

As dificuldades de aprendizagem referem-se a obstáculos no processo de aquisição de habilidades acadêmicas, como leitura, escrita e aritmética. Essas dificuldades podem ser causadas por fatores diversos. Considerando essas condições e as intervenções psicológicas diante delas, analise as afirmativas a seguir:


I. As dificuldades de aprendizagem podem ser causadas por fatores orgânicos, como alterações no sistema nervoso central, além de influências emocionais, psicológicas e familiares, que dificultam o desenvolvimento cognitivo da criança.


II. O diagnóstico e intervenção em casos de dificuldades de aprendizagem devem ser amplamente colaborativos, envolvendo não só o psicólogo, mas também a família, a escola e a comunidade, com o intuito de integrar ações que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e social do aluno. 


III. A atuação do psicólogo em contextos escolares deve ser fundamentada na compreensão de que as dificuldades de aprendizagem não estão exclusivamente ligadas a deficiências cognitivas, mas podem resultar de um conjunto de fatores biopsicossociais, incluindo a qualidade do ambiente escolar e familiar.



Está correto o que se afirma em:

O fracasso escolar é uma resultante da interação entre fatores individuais, sociais e institucionais. Considerando os preceitos éticos da profissão, o(a) Psicólogo(a) no campo escolar e educacional deve:

I - Prestar suporte emocional e comportamental, promover uma compreensão ampliada do processo de aprendizagem, colaborar com a criação de um ambiente de aprendizagem que atenda às necessidades dos(as) estudantes.
II - Explicar a gestão e aos(as) educadores(as) que o fracasso escolar é causado por baixa nutrição, problemas psicológicos graves, baixa visão, instabilidade financeira dos(as) responsáveis ou problemas neuropsicológicos.
III - Aplicar testes psicológicos para diagnosticar estudantes com problemas de aprendizagem.
IV - Encaminhar ao Centro de Atenção Psicossocial todos(as) os(as) estudantes com TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).
V - Usar recursos de inteligência artificial para mapear os fatores associados ao fracasso escolar e indicar aos(as) educadores(as) o uso de tecnologia educacionais para reduzir os prejuízos educacionais.

Marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE a atuação do(a) Psicólogo(a) Escolar:

Considere os principais conceitos da Psicologia da Aprendizagem e as diversas estratégias de ensino-aprendizagem, baseadas nas abordagens que buscam compreender os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e nas práticas pedagógicas eficazes. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) A teoria de Jean Piaget enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo, sugerindo que o processo de aprendizagem ocorre principalmente por meio da adaptação individual do sujeito ao ambiente.


(__) A teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky destaca o papel da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo, defendendo que o aprendizado é facilitado pela colaboração e pela mediação de outros indivíduos mais experientes, como professores e colegas.  


(__) Segundo a abordagem construtivista, a aprendizagem ocorre de forma passiva, onde o aluno recebe informações de maneira direta do professor, sem a necessidade de interação com o ambiente ou com outros alunos.


(__) A Psicologia da Aprendizagem, ao analisar as estratégias de ensino-aprendizagem, defende que a utilização de métodos ativos, como discussões em grupo e projetos colaborativos, favorece a construção de conhecimentos significativos, pois envolve o aluno de forma ativa no processo.



A sequência está correta em:

Em estudo de revisão de literatura, Schwarz, Dias e Camargo (2021), reconhecem que estudantes do ensino superior, no Brasil, apresentam dificuldades de aprendizagem e dificuldades de permanência na universidade. Escolha a alternativa CORRETA para dizer em qual período do curso em que a permanência nas universidades e as dificuldades vivenciadas pelos(as) estudantes são mais significativas: 

Para oferecer uma educação integral e democrática aos(as) estudantes em suas várias dimensões, os(as) gestores(as) da rede de educação pública e privada precisam:

I - Acolher em sua totalidade a demanda de aprendizagem dos(as) estudantes. Considerar a pluralidade sociocultural e as dificuldades de aprendizagem. Incentivar a participação de todas a pessoas envolvidas no processo educativo. Organizar, coordenar e supervisionar as atividades com o objetivo de promover uma educação integral e democrática.
II - Reformular o plano de desenvolvimento institucional, pedagógico e estrutural. Pactuar com a gestão municipal a contratação de 1 acompanhante terapêutico para cada 2 estudantes.
III - Contratar 1 Psicólogo(a) para orientar estudantes e professores em temas como bullying, drogas e relacionamento familiar. Assegurar os direitos dos estudantes e diagnosticar precocemente as dificuldades de aprendizagens.
IV - Redimensionar a equipe docente, contratar 1 Psicopedagogo(a) e 1 Psicólogo(a) Escolar para cada grupo de 100 estudantes.
V - Ampliar a estrutura física e dinâmica do espaço educacional, aperfeiçoar a formação permanente da gestão escolar e exigir via de assinatura de contrato, bem como, termo de compromisso para que o(a) psicólogo(a) realize atendimento clínico escolar para todo o corpo discente com dificuldade de aprendizagem e para os(as) professores(as) em sofrimento mental.

Marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE as possibilidades de atuação do(a) Psicólogo(a) Escolar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis