Questões sobre Psicologia da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia da Educação

#Questão 1115521 - Psicologia, Psicologia da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

Leonardo, Leme e Facci (In: Tada; Souza; Facci, 2020) apresentam um histórico de explicações dadas para justificar o fracasso escolar.
Uma dessas explicações é exposta no texto nos seguintes termos:
Esta teoria, por volta de 1960, explicava o baixo rendimento dos alunos como decorrente da imaturidade, da falta de apoio da família, baixo QI, desnutrição, entre outros fatores, focando nos sujeitos – pais ou alunos – as causas dessa problemática.
Trata-se, segundo as autoras, da 

#Questão 1115522 - Psicologia, Psicologia da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

Maroldi e Souza (In: Tada; Souza; Facci, 2020) apontam a proximidade histórica entre a psicologia e a educação, afirmando que foi a partir da década de 1980 que as duas áreas tornaram-se interdependentes e passaram a formular outras visões. Antes dessa mudança, segundo os autores, o encontro entre essas áreas produziu teorias, saberes e instrumentos que se constituíram em ditames para as formas de relacionamento entre a escola e a família, e entre os professores e os alunos.
De acordo com os autores, tais conhecimentos construídos pela psicologia antes dos anos 1980 contribuíram para

#Questão 1115523 - Psicologia, Psicologia da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

A partir do posicionamento assumido por Scorsolini-Comin (2014) em suas reflexões sobre o papel da Psicologia da Educação diante das tecnologias de informação, é correto afirmar:

#Questão 1115527 - Psicologia, Psicologia da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

A partir dos argumentos de Goulart (2015) em relação à abordagem de Rogers acerca do processo de aprendizagem, é correto afirmar que, para esse teórico, o foco está, especificamente,

#Questão 1115533 - Psicologia, Psicologia da Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

De acordo com Carvalho (2001), a tese estruturalista de Kant propõe que todo conhecimento e toda experiência do sujeito se organizam a partir de estruturas universais e necessárias desenvolvidas de forma progressiva pelo indivíduo.
O autor afirma que a perspectiva piagetiana pode ser sinteticamente situada, em relação à referida tese kantiana, como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis