Listagem de Questões sobre Geral
O treinamento em uma organização tem como objetivo principal
estimular a participação dos empregados em cursos, para elevar o nível cultural da organização.
levar a organização ao alcance de resultados mais perceptíveis pelos empregados.
contribuir para a obtenção de resultados pela organização, atuando na prevenção ou solução de problemas de desempenho, cuja causa esteja relacionada com a mão-de-obra.
estimular novos métodos e técnicas de trabalho, visando a motivar os empregados e aumentar a produtividade.
contribuir para a obtenção dos resultados da organização, atuando na prevenção e solução de problemas por ela apresentados.
Para produzir mudança de atitudes, a técnica mais eficaz, segundo Lewin, é
palestra informativa.
conferência
projeção de filmes.
aconselhamento psicológico.
dinâmica de grupo.
A reabilitação difere da readaptação, principalmente, por
colocar o empregado em outro cargo.
envolver remediação de características psicofísicas.
visar a uma boa adaptação ocupacional do reabilitando
incluir um exame médico e psicológico, no empregado.
ser uma prática de caráter paternalista.
A avaliação de desempenho de 360 graus é realizada
pesquisando-se informações semelhantes de todos os setores da organização, no sentido de garantir os resultados acordados com os funcionários.
com a expectativa de que o avaliador tenha noção clara dos efeitos negativos provocados pelo avaliado, quando em contato com pessoas externas a seu circuito de trabalho.
utilizando-se como avaliadores o chefe imediato e o mediato do funcionário a ser avaliado.
aleatoriamente, gerando oportunidades para que o avaliado receba feedback de pessoas com quem nunca interagiu antes na organização.
de modo circular, pelos elementos que mantêm alguma interação com o avaliado.
A avaliação de desempenho pode ser definida como o esforço da organização para, por meio de técnicas, processos e métodos de observação, comparação e estimação, aferir a eficácia de seus recursos humanos visando
ao conhecimento individual e coletivo de seu pessoal para implementar decisões administrativas e proporcionar o autoconhecimento e autodesenvolvimento de seus empregados.
ao acompanhamento do treinamento e desenvolvimento de pessoal.
a validação dos procedimentos de recrutamento e seleção.
ao levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento.
a fornecer subsídios para aplicação da política de mérito.
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