Questões de Língua Portuguesa da ESAF

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da ESAF

#Questão 390205 - Língua Portuguesa, Relações Semânticas, ESAF, 2005, SET/RN, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual AFTE (Prova I)

Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.

#Questão 396634 - Língua Portuguesa, Pronome, ESAF, 2005, MPOG, Analista de Planejamento e Orçamento APO (Prova 1 e 2

Assinale a substituição necessária para tornar o texto gramaticalmente correto.

#Questão 400351 - Língua Portuguesa, Pontuação, ESAF, 2005, SET/RN, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual AFTE (Prova I)

Marque a versão do fragmento de texto de Delfim Netto (em Carta Capital) que está em desacordo com as normas de emprego dos sinais de pontuação.

#Questão 400353 - Língua Portuguesa, Pontuação, ESAF, 2005, SEF/MG, Gestor Fazendário GEFAZ (Prova I e III)

As questões 08 e 09 tomam por base o seguinte texto:

Assinale a opção correta a respeito do emprego de sinais de pontuação do texto.

#Questão 400355 - Língua Portuguesa, Pontuação, ESAF, 2005, RFB, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF

No texto abaixo foram substituídos sinais de pontuação por números. Assinale a seqüência de sinais de pontuação que devem ser inseridos nos espaços indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto.

 Desconsidere a necessidade de transformar letras minúsculas em maiúsculas.

Os seres humanos sofrem sempre conflitos de interesse com os ressentimentos, facções, coalizões e instáveis alianças que os acompanham(1) no entanto, o que mais interessa nesses fenômenos conflituosos não é o quanto eles nos separam, mas quão freqüentemente eles são neutralizados, perdoados e desculpados. Nos seres humanos(2) com seu extraordinário dom narrativo, uma das principais formas de manutenção da paz é o dom humano de apresentar(3) dramatizar e explicar as circunstâncias atenuantes em torno de violações que ameaçam introduzir conflito na habitualidade da vida(4) o objetivo de tal narrativa não é reconciliar, não é legitimar, nem mesmo desculpar, mas antes(5) explicar.

(Jerome Bruner. Atos de significação, com adaptações)

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