Questões de Língua Portuguesa da ESAF

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da ESAF

#Questão 428633 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Aponte a opção que identifica corretamente os fins e os meios a que se refere o autor do trecho abaixo, no cenário de futuro que ele antevê:

#Questão 428635 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, STN, Analista de Finanças e Controle AFC (Prova 1

Em novembro do ano passado, a Revolta da Vacina fez cem anos. A obrigatoriedade da vacinação obrigatória antivariólica foi estabelecida por lei em 31 de outubro de 1904, e cercava o cidadão por todos os lados. Exigia atestado de vacinação para matrícula em escola, emprego, hospedagem, viagem, casamento, e previa multas para os recalcitrantes. A reação começara desde a aprovação do projeto. Oradores operários argumentavam que era grave ofensa à honra do chefe de família ter seu lar, em sua ausência, invadido por médicos, perante os quais sua mulher e filhas seriam obrigadas a se desvendarem para receberem a vacina no braço. Finda a resistência, a polícia varreu a área conflagrada, prendendo os suspeitos de sempre. O saldo final de vítimas foi de 30 mortos, 110 feridos e 945 presos.

Analisando essa revolta popular, José Murilo de Carvalho afirma que ela "é emblemática da dificuldade de relacionamento entre governo e povo no Brasil. Seu aspecto mais interessante é que não teve um lado errado e um lado certo, bons e maus."

 Assinale a opção que analisa a revolta da vacina com a mesma interpretação que lhe dá José Murilo de Carvalho.

#Questão 428823 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, MPOG, Analista de Planejamento e Orçamento APO (Prova 1 e 2

Assinale a opção que está de acordo com as idéias do texto abaixo.

#Questão 428826 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, MPOG, Analista de Planejamento e Orçamento APO (Prova 1 e 2

Assinale a opção que apresenta a idéia principal do trecho abaixo.

#Questão 428828 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, ESAF, 2005, MPOG, Analista de Planejamento e Orçamento APO (Prova 1 e 2

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a seqüência correta.

 ( ) Por exemplo: os regimes de câmbio, hoje, são diferenciados, e as moedas de cada país-membro têm trajetórias, às vezes, muito distintas uma das outras, causando desequilíbrios que afetam a competitividade das empresas.

( ) Como superar essa dificuldade? No futuro, os bancos centrais do Mercosul precisarão promover ação mais coordenada. Sistemas tributários terão de ser ajustados. E os mercados de crédito não poderão limitar-se às fronteiras nacionais.

( ) Como instrumento de integração econômica do Cone Sul, ainda há um longo caminho a percorrer pelo Mercosul, até porque os países-membros têm de concluir processos de ajustes internos que lhes permitam, mais adiante, ter políticas articuladas.

 ( ) São avanços que exigem tempo e amadurecimento político. Pelos passos já dados, o Mercosul está predestinado a avançar, e não voltar atrás.

( ) Dessa forma, no lugar de complementaridade do sistema produtivo, capaz de proporcionar ganhos de escala para a conquista de terceiros mercados, a competição se acirra dentro do próprio bloco, gerando atritos.

 (EDITORIAL, O Globo, 22/6/2005)

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