Questões de Língua Portuguesa da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da ESAF

#Questão 575510 - Língua Portuguesa, Conjunções, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

A validade do seguro como instrumento de proteção é inquestionável. ___1___ não existisse o seguro, certamente muitos projetos não teriam seqüência, planos e sonhos não seriam retomados, ___2___muitas pessoas teriam de passar por momentos difíceis, experimentando sérias privações. O seguro é, sem dúvida, um agente do bem, que traz tranqüilidade ___3___possam se utilizar, considerando seu absoluto sentido reparador. ___4___validade do seguro, considerável parte da sociedade brasileira dele desconfia, e muitos dos que dele se utilizam entendem tratar-se de um produto que pode trazer lucro para o segurado – uma posição certamente equivocada, ___5___os cálculos atuariais que contemplam as operações de seguro são elaborados para repor perdas e não para gerar lucros para os tomadores do seguro. (Mauro César Batista, Gazeta Mercantil, 22/6/2005)

#Questão 575588 - Língua Portuguesa, Figura e Vícios de Linguagem, ESAF, 2005, SET/RN, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual AFTE (Prova I)

Marque a paráfrase do texto de Darcy Ribeiro isenta de erros.

#Questão 575612 - Língua Portuguesa, Fonologia, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

Assinale a opção gramaticalmente correta.

#Questão 575613 - Língua Portuguesa, Fonologia, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

Assinale a opção que apresenta trecho do texto com erro gramatical.

#Questão 575560 - Língua Portuguesa, Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa, ESAF, 2005, MPOG, Especialista em Políticas Públicas (Prova 1 e 2)

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

O princípio que nortea(1) o Mercosul é muito simples: a união faz a força. Separados, os países desta região do planeta certamente teriam(2) hoje menos voz e poder de barganha nas negociações multilaterais que vêm(3) definindo as regras do comércio internacional. E, sem objetivo comum, continuariam(4) nutrindo rivalidades regionais sem sentido. Como acordo de livre comércio, o Mercosul é um sucesso, pois(5) gerou intercâmbio considerável entre os países membros e os associados.

(EDITORIAL, O Globo, 22/6/2005, com adaptação)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis