Questões de Pedagogia da OBJETIVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da OBJETIVA

 De acordo com Smole in LIPPMANN, a percepção do espaço pela criança é marcada por três etapas essenciais. Em relação a essas etapas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Espaço vivido. (2) Espaço percebido. (3) Espaço concebido.
( ) Refere-se ao espaço físico, vivenciado por meio do movimento e do deslocamento apreendido pela criança em brincadeiras e atividades que permitem percorrer, delimitar ou organizar esse espaço. (  ) Surge quando existe a capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos somente por meio de suas representações, como é o caso de figuras geométricas, mapas, plantas e diagramas. (  ) É aquele que não precisa mais ser experimentado fisicamente para que a criança possa lembrar-se dele.

Em conformidade com TEBEROSKY e COLOMER, sobre o processo de alfabetização, analisar os itens abaixo:
I. A utilização da segmentação silábica como procedimento para escrever indica um avanço na compreensão da estrutura do sistema, já que supõe o passo da etapa da escrita silábica rumo a uma escrita pós-silábica. II. Através do procedimento de segmentação da palavra em sílabas, as crianças começam a trabalhar cognitivamente com a representação dos sons e chegam a compreender que as letras remetem às partes da palavra, isto é, às sílabas. III. Em um determinado momento, a criança é capaz de realizar uma análise interna da sílaba, o que dá lugar a uma escrita silábico-alfabética. Posteriormente, a criança fará uma representação exaustiva e sistemática de todos os componentes sonoros da escrita alfabética.
Estão CORRETOS:

A respeito de construção do conhecimento e aquisição da linguagem escrita pelos estudantes, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(  ) Os estudantes começam a conhecer as especificidades dos gêneros textuais e também a maneira como os textos devem ser interpretados apenas depois de sistematizar a linguagem escrita. (  ) As habilidades de leitura e produção de textos envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, seus estilos, a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto. (  ) É preciso prática e orientação adequadas para desenvolver uma postura de leitor crítico.

Segundo MACEDO, PETTY e PASSOS, é fundamental um trabalho de intervenção por parte do profissional que acompanha as crianças durante a execução dos jogos, de modo a instigar a reflexão e ajudá-los a perceber semelhanças entre os contextos do jogo e da escola. Atuar dessa forma enaltece dois aspectos essenciais de avaliação formativa:

De acordo com KISHIMOTO e FORMOSINHO, sobre as teorias que fazem a conexão entre o brincar e o letramento, analisar as sentenças abaixo: 
A passagem do brincar para o letramento é um processo coletivo, que acontece de forma muito parecida com todas as crianças, remete para a necessidade de oferecer, com prioridade, o brincar dirigido, com materiais, brinquedos e cenários para que cada criança possa apreender informações sobre o sistema de escrita (1ª parte). A saída do brincar e o ingresso na instrução formal podem garantir a presença de atributos, entre os quais o envolvimento, a decisão do sujeito que aprende em conjunto com outro e o prazer na ação para dar sequência à nova etapa que se afasta da imprevisibilidade, busca o foco e a solução de problemas (2ª parte).
A sentença está:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis