Questões de Pedagogia da OBJETIVA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da OBJETIVA

Em relação aos sistemas educacionais que ainda praticam a reprovação, alguns pensam que basta proibi-la para melhorar e garantir a aprendizagem dos alunos. Todavia, se nenhuma outra medida for tomada, as desigualdades reais entre alunos não poderão, senão, aumentar, mesmo que não sejam dramatizadas. Não é mais possível, hoje em dia, satisfazer-se com uma simples supressão da reprovação, pois se trata apenas de uma condição necessária de uma nova organização da escolaridade, fundada na pedagogia diferenciada. Sendo assim, sobre o fracasso escolar e as reprovações, assinalar a alternativa INCORRETA.

A avaliação, enquanto processo essencial da prática pedagógica, desempenha um papel fundamental na aprendizagem dos estudantes. Entre as diversas funções da avaliação, pode-se destacar:

As metodologias ativas partem do princípio de que a vida é um processo de aprendizagem ativa, de enfrentamento de desafios cada vez mais complexos. Na educação formal, existem muitas combinações possíveis de técnicas de ensino. Considerando-se a técnica da sala de aula invertida, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Ao inverter a sala de aula, é importante engajar os alunos em questionamentos e resoluções de problemas, aplicando o que foi aprendido on-line com atividades bem planejadas.


( ) A aula invertida é uma estratégia que consiste em um único formato: assistir, de forma autônoma, vídeos antes das aulas e realizar atividades presenciais depois.


( ) A estratégia da sala de aula invertida, conforme sua estrutura básica, não contempla a necessidade de instrumentos avaliativos e feedbacks aos estudantes.

Em relação à educação inclusiva na etapa da educação infantil, analisar os itens.



I. Espera-se que a inclusão se dê de forma mais artificial, tanto pelo meio social, em que estigmas e preconceitos já estão consolidados entre as crianças, quanto pelo lado do desenvolvimento, em que as possibilidades de construção de adaptações e mediações são diversas.


II. Refere-se à inclusão de todas as crianças no espaço educacional, crianças estas que enfrentam barreiras no acesso a uma educação formal, independentemente de suas características, diferenças ou limitações.


III. Não se trata apenas de incluir crianças com deficiências, mas de criar um ambiente educacional enriquecedor para todas as crianças, onde elas aprendam a competir e confrontem a diversidade humana desde cedo.



Está CORRETO o que se afirma:

#Questão 1122175 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, OBJETIVA, 2025, Prefeitura de Rio Negro - PR, Professor PB20/Professor PB40 (Lageado e Sede)

A cultura digital é uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Para isso, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) têm sido incorporadas ao currículo dos Anos Iniciais de forma mais frequente. Considerando-se o uso das tecnologias digitais aplicadas à educação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Os estudantes precisam aprender que uma postagem pode transmitir emoções e mensagens não intencionais e está mais propensa à interpretação incorreta, pois não existe o contexto de uma conversa presencial.


( ) O letramento digital supõe que os estudantes devem ser ensinados a reconhecer e a compreender as tendenciosidades potenciais e as implicações morais apresentadas pela tecnologia.


( ) A aprendizagem é transmitida pela atividade digital. Em seu âmago, a cultura digital substitui o ensino dialógico com excelência.


( ) O letramento digital supõe que o domínio técnico das ferramentas computacionais é suficiente para interagir com as informações encontradas na internet.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis