Questões de Pedagogia da IBFC

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Listagem de Questões de Pedagogia da IBFC

Ao brincar a criança pode ressignificar sua história e suas relações, pode remontar seu lugar na teia simbólica que a envolve. Em termos cognitivos, é por meio do brincar que a criança vai estabelecer ações lógicas, como seriar, classificar, ordenar, parear. O brincar ______ é uma representação da inapropriação do campo da linguagem e da expressividade possível da criança. O esvaziamento simbólico presente na brincadeira nos reflete uma ausência de investimento da criança no seu fazer, no seu brincar, consequentemente, dos investimentos que ela própria recebe. O brincar ______, que apenas transporta objetos de um lado a outro, mostra um brinquedo que não ganha significado para quem com ele brinca (ROTTA; BRIDI FILHO; FILHO, 2015).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

O lúdico é uma maneira dinâmica e prazerosa de se aprender algo, pois os jogos e brincadeiras na ação psicopedagógica servem justamente para instigar o indivíduo ao desejo de aprender. O brincar estimula o desenvolvimento da criatividade nas práticas dos professores nos diversos espaços em que eles estão inseridos, não estando presente apenas na vida das crianças, mas também nas do jovem, do adulto e do idoso, tendo-se em consideração cada indivíduo com suas potencialidades e singularidades (SANTOS; SANTOS; ARAÚJO, 2020). Acerca do uso das técnicas lúdicas pelo psicopedagogo, assinale a alternativa incorreta.

A Lei 8069/1990, popularmente conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 4º, dispõe: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária” (BRASIL, 1990). O termo “absoluta prioridade”, é algo que gera controvérsias ou dificuldades interpretativas em alguns agentes que atuam com este público, Araújo Júnior (2018), destaca a necessidade de se refletir com atenção sobre o termo. Diante do exposto, assinale a alternativa correta. 

As especializações nas áreas de Pediatria, Psicologia e Pedagogia têm apresentado um novo olhar para o adoecer das crianças, destacando aspectos psicopedagógicos, visando a inclusão de programas e projetos de humanização hospitalar, incentivados pelo Ministério da Saúde e Educação (ROCHA; PASSEGGI, 2010). Neste sentido, constata-se uma necessidade do olhar pedagógico para crianças e jovens em período de escolarização que se encontram afastados da escola por motivo de internação hospitalar e tratamento de saúde (SILVA; SCHWAMBACH, 2019). Com crianças e jovens hospitalizados o acompanhamento escolar, ocorre por meio das chamadas “classes hospitalares”. Sobre estas “classes hospitalares”, analise as afirmativas a seguir.
I. Estas classes, têm por objetivo propiciar o acompanhamento curricular do aluno quando este estiver hospitalizado, garantindo a manutenção do vínculo com as escolas, por meio de um currículo flexibilizado. II. Caracterizadas pelo atendimento pedagógico-educacional, atendem os estudantes considerados com necessidades educativas especiais, por apresentarem dificuldades no acompanhamento das atividades curriculares pelas limitações específicas de saúde. III. O alunado das classes hospitalares é aquele composto por educandos cuja condição clínicaou cujas exigências de cuidado em saúde interferem na permanência escolar ou nas condições de construção do conhecimento ou, ainda, que impedem a frequência escolar, temporária ou permanente.
Estão corretas as afirmativas: 

A Psicopedagogia se constitui como produção de um ramo científico e seu objeto de estudo; embora ainda gere discussões, nunca deixou de ter como foco os diferentes processos de aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento e desempenho do “sujeito cognoscente”, isto é, do sujeito aprendente (SOBRINHO, 2015). Sobre o objeto de estudo da psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem 2 enfoques principais acerca do objeto de estudo da psicopedagogia: o preventivo e o terapêutico. II. O objeto de estudo da Psicopedagogia, abarca o aprender e o ensinar, tendo como base as realidades internas e externas da aprendizagem. III. O objeto de estudo é o indivíduo que ‘não aprende’, ou seja, que apresenta algum tipo de déficit. IV. Engloba o processo de aprendizagem humana, levando em consideração os padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio – escola, família, sociedade.
Estão incorreta as afirmativas:

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