Questões de Pedagogia da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IBFC

A Educação para a Cultura Visual é um campo de investigação transdisciplinar e “transmetodológico”, ou seja, é necessário o concurso e colaboração de diferentes disciplinas e estratégias metodológicas que reforçam a ideia de interdisciplinaridade. Sobre educação para a Cultura Visual, assinale a alternativa correta.

No século XXI, as tecnologias digitais deram origem a diversos meios para trocas de informação, destacando-se a internet e os aparelhos celulares, principalmente pela popularidade entre as gerações mais jovens. Tais meios apresentam enorme potencial de aprendizagens, tanto em situações formais como não formais, em variadas áreas de conhecimento. Considerando exemplos dessas tecnologias digitais, assinale a alternativa correta.

O uso de material de apoio didático pelo educador pode ser um importante facilitador do processo de experimentação/aprendizado. Procedimentos de ensino-aprendizagem socializantes envolvem desenvolvimento e participação dos envolvidos em termos grupais, buscando sempre alternativas de interação entre os indivíduos. Quanto a exemplo de procedimento de ensino-aprendizagem socializante, assinale a alternativa correta.

Ao buscar identificar os modelos formativos com as diferentes concepções de arte – como saber, como expressão, como linguagem e como cultura – busca-se paralelamente incitar os educadores, a pensar sobre suas concepções de arte e de cultura. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A Proposta Triangular é uma opção formativa de tendência pós-moderna, pois concebe a arte como expressão e como cultura e propõe uma aprendizagem de tipo dialógico, construtivista e multicultural. ( ) Formulada a partir dos estudos culturais na Inglaterra e América do Norte na segunda metade do século XX, a educação para a cultura visual vem se configurando hoje no Brasil como uma estratégia pedagógica diante da complexidade das sociedades contemporâneas. ( ) Na pós-modernidade, uma nova perspectiva vem sendo formulada para conceber a arte, não como um saber normatizado, nem como expressão interior, nem como linguagem, mas como um fato cultural. ( ) A pedagogia tradicional é introduzida no Brasil no ensino da arte com a Academia de Belas Artes no século XIX, percorre todo século XX e permanece ativa ainda hoje, sobretudo, nos cursos universitários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O trabalho com arte educação se faz importante com diferentes públicos, pois essa é uma necessidade que se impõe às ações educativas dos espaços culturais quando se quer implementar projetos de educação democrática. Analise as afirmativas a seguir.
I. No Brasil, Ana Mae Barbosa, na década de 80, desenvolveu a Proposta Triangular para o ensino de arte, associando o fazer, o apreciar e o contextualizar como ações intrinsecamente associadas na assimilação do universo da arte pelos públicos de mostras e exposições. II. A Proposta Triangular de Barbosa, ao incluir a contextualização, alcança a variedade das culturas que os diferentes públicos trazem consigo para os museus. III. Tais culturas são consolidadas nas experiências e oportunidades educativas anteriores desses frequentadores em potencial.

Sobre as afirmativas, é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis