Questões de Pedagogia da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IBFC

Em diferentes situações de escuta de educadores de arte e seus educandos de arte, em experiências de pesquisa e de formação, encontramos as seguintes afirmações: 1. Eu não levo jeito para arte. 2. Grande parte da população não tem acesso à arte. 3. Na aula de Artes, pode-se descontrair e viver um momento mais divertido. 4. A arte popular é menos elaborada que a arte erudita. 5. Na Bienal de Artes Visuais, muitas obras não podem ser consideradas como arte. Sem a pretensão de exibir uma definição única e restrita sobre o termo arte, considere a teoria Simbólica de Nelson Goodman e assinale a alternativa correta. 

Três campos conceituais configuram-se como centrais para a elaboração dos saberes dos educadores de artes: o primeiro é o campo da cultura, o segundo é termo arte propriamente dito, e o terceiro se relaciona a qual conceito de cultura queremos construir junto aos jovens da escola básica no Brasil atual. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A visão contemporânea de cultura contrapõe-se ao processo de universalização cultural com valorização e imposição de uma determinada cultura sobre as demais. II. A partir das investigações realizadas nos campos da Sociologia e Antropologia, é possível uma crítica à visão iluminista e eurocêntrica de cultura. III. Atualmente, pode-se afirmar que cultura é o conjunto dos modos de vida criados, adquiridos e transmitidos de uma geração para outra entre os membros de determinada sociedade.

Assinale a alternativa correta.

As linguagens Artes visuais, Dança, Música e Teatro, articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. Considerando exemplos de saberes e de produções relacionadas as práticas artísticas, assinale a alternativa correta.

A cultura passou a ser um fator determinante nas escolas nos anos 90, assim como a observação dos métodos de aprendizagem dos alunos e suas estratégias individuais nos contextos socioeducativos, a variação de formas de assimilação de conhecimento, segundo os diferentes tipos de conteúdo (fatos, conceitos, princípios, procedimentos, valores e atitudes) articulados entre si nas situações de aprendizagem. Sobre aprendizagem e desenvolvimento no fazer artístico, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os currículos passam a priorizar a questão da diversidade nas estratégias individuais que os educandos construam para aprender e para contemplar conteúdos no âmbito da tipologia dos conteúdos, ou seja, saberes de diferentes naturezas são organizados para estruturar as experiências de aprendizagem significativa dos estudantes, e as orientações didáticas passam a considerar os métodos de aprendizagem desses saberes pelos estudantes. ( ) Saberes de diferentes naturezas definem classes distintas de conteúdos nas áreas de conhecimento e nos temas relativos as questões sociais incorporados na área. ( ) A didática passa a ser disciplina fundamental nos projetos de formação contínua de professores, com questões como organização do currículo por projetos de trabalho, avaliação como forma de aprendizagem, seleção de conteúdo para a educação voltada a? cidadania, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Considerando o proposto pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em relação as Habilidades na Unidade Temática Artes Integradas, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis