Questões de Pedagogia da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da IBFC

O psicopedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica (LIBÂNEO, 2001, p. 28). Morelato e Santos (2022), discutem a Psicopedagogia hospitalar, e apontam que esta área de atuação tem como escopo central as alternativas a seguir, exceto:

“Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas ingressa numa constelação peculiar de comportamentos, nos quais se destaca como sinal de descompensação.” (PAZ, apud JOSÉ; COELHO, 1993, p. 23). A partir disto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um distúrbio de aprendizagem pressupõe uma lesão cerebral, sendo a inteligência da criança anormal. ( ) Nos distúrbios de aprendizagem, ocorre um atraso, um transtorno em um ou mais processos da linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia e aritmética, que pode resultar de uma possível disfunção do Sistema Nervoso Central que se pode manifestar em privações na percepção, atenção, conceitualização, memória, linguagem e funções motoras. ( ) A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária. ( ) É disgráfica toda criança cuja qualidade da escrita é deficiente, não sendo ela portadora de qualquer déficit neurológico importante ou intelectual que explique esta deficiência. Trata-se, portanto, de crianças intelectualmente normais, que vêm à consulta por causa de sua escrita ilegível ou muito lenta, dificuldades estas que prejudicam, em geral, a marcha normal de sua escolaridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que lida com os problemas de aprendizagem nos seus padrões normais ou patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade no seu desenvolvimento (MORAES, 2010). Acerca do papel do psicopedagogo, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O papel inicial da psicopedagogia é focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. ( ) Cada psicopedagogo possui um estilo de fazer a intervenção psicopedagógica. ( ) O psicopedagogo procura, compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superar as dificuldades que impeçam um desenvolvimento harmônico e que estejam se constituindo num bloqueio da comunicação dele com o meio que o cerca. ( ) O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Infelizmente, a história de vida de muitas crianças é permeada por violência e maus tratos onde o abuso sexual configura se como um deles. Este tipo de maus-tratos ocorre em todo o mundo e em todas as classes socioeconômicas sendo, portanto, uma grave problemática diante dos seus possíveis efeitos. Na maioria das vezes a violência é perpetrada por familiares próximos à criança ou pessoas que fazem parte do seu convívio social, o que pode acarretar sérios reflexos no estabelecimento de seus vínculos afetivos e em sua percepção de mundo, bem como de si mesma (PEREIRA, et al., 2021). Considerando possíveis atuações do profissional de psicopedagogia no contexto do abuso sexual infantil, assinale a alternativa incorreta.

Com crianças pequenas o jogo favorece a expressão simbólica e sem pressão, não só? das suas projeções internas mas, também, do seu nível de pensamento. Isso se reflete tanto em um jogo de tabuleiro e regrado, como em um jogo de caráter mais simbólico. Existem jogos de regras implícitas e jogos de regras explicitas (KISHIMOTO, 1998). Sobre o uso de jogos pelo psicopedagogo, analise as afirmativas a seguir.
I. Em jogos de regras explicitas, a regra adotada tem um caráter mais hábil e menos rígido do que em jogos de regras explicitas, em que o controle social também se torna presente. II. Em jogos de regras implícitas, os níveis de expressão podem ser maiores do que em outros jogos e, consequentemente, os níveis observados também serão diferentes. III. Um fator importante é a possibilidade lúdica do psicopedagogo. Isso não significa obrigatoriamente que o psicopedagogo deva participar do jogo com a criança. Mas, se o psicopedagogo não conhecer o processo lúdico do jogo previamente, dificilmente conseguirá favorecer o desenvolvimento da criança em sua plenitude. IV. A criança se desenvolverá em função de suas aprendizagens previas, isso significa que elas apresentarão suas ferramentas básicas, colocadas em prática em seus jogos. V. O mesmo jogo e um mesmo modo de jogar podem ser lidos a partir de vários ângulos. Dependerá, naturalmente, do objetivo e da abordagem teórica.
Estão corretas as afirmativas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis