Questões de Pedagogia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

“Paulo Freire foi um autor e educador marcante no pensamento científico das Humanidades no cenário brasileiro, além de sua importância em âmbito internacional. Na História da Educação, sua contribuição está inicialmente relacionada às campanhas de alfabetização de adultos nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil. O Movimento de Cultura Popular neste período, sobretudo no Nordeste brasileiro, marcou uma série de experiências que versavam sobre outro processo educativo: a incorporação da realidade social dos(as) sujeitos no universo da aprendizagem.”
VAZ, Aline Choucair. Paulo Freire, presente! Por uma pedagogia crítica na atualidade. In: CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida (org.) Pedagogia da Resistência: escritos a partir da vida e obra de Paulo Freire. Petrópolis: Vozes, 2021, p. 56.
Com relação à obra de Paulo Freire, assinale a alternativa incorreta.

“Nos últimos anos, tem sido notável a mudança na cultura lúdica da criança. A cultura lúdica evoluiu, devido à chegada de novos brinquedos. Assim, as brincadeiras desenvolvidas coletivamente nas ruas, geralmente transmitidas de geração para geração, como rodinha, ciranda, amarelinha, cabo de guerra, passa-anel, cabra-cega, bolinha de gude, pique e suas variações, foram aos poucos sendo substituídas pelos brinquedos eletrônicos. Dentro desta evolução, chegaram os jogos eletrônicos, o videogame, o MP4, o celular, o tablet, entre outros. Aos poucos, foram surgindo novas construções de brincadeiras, novas representações (BROUGÈRE, 2001; PORTO, 2005; AMANTE, 2004; GOMES, 2012).”
GOMES, Suzana dos Santos. Infância e tecnologias. In: COSCARELLI, Carla Viana (org). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 147.
Com relação à infância, brincadeiras e tecnologias, assinale a alternativa incorreta.

A concepção de um leitor-fruidor nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como prevê a Base Nacional Comum Curricular, leva o professor a

Para trabalhar em sala de aula uma tirinha, publicada em um jornal, sobre a variedade regional da língua, uma habilidade que pode ser explorada pelo professor é: 

Após constatar que a biblioteca da escola está inutilizada por falta de manutenção e recursos, o professor decide propor uma discussão junto a seus alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais para debater a questão e sugerir a proposição de soluções para o problema.
Diante desse contexto, qual habilidade da Base Nacional Comum Curricular poderia ser explorada para desenvolver essa atividade?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis