Questões de Pedagogia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

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#Questão 941135 - Pedagogia, , FUNDEP (Gestão de Concursos), 2023, Prefeitura de Sete Lagoas - MG, Professor de Educação Básica - Ensino Religioso

Segundo o Currículo de Referência de Minas Gerais, ao longo dos anos “foram elaboradas propostas curriculares, cursos de formação inicial e continuada e materiais didático-pedagógicos que contribuíram para a construção da área do Ensino Religioso, cujas natureza e finalidades pedagógicas são distintas da confessionalidade” (MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência de Minas Gerais, p. 885).
Assinale a alternativa que apresenta a natureza e as finalidades pedagógicas do Ensino Religioso, de acordo com o Currículo de Referência de Minas Gerais.

Analise o trecho a seguir.
O artigo 11º da Lei nº X.XXX de XX de ------------------- de XXXX versa que: “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil.
O artigo está incluso na lei

“Se já se pode dizer que temos escola para todos, a escola que temos é antes contra o povo que para o povo: o fracasso escolar dos alunos pertencentes às camadas populares mostra que, se vem ocorrendo uma progressiva democratização do acesso à escola, não tem igualmente ocorrido a democratização da escola. Nossa escola tem-se mostrado incompetente para a educação das camadas populares, e essa incompetência, gerando o fracasso escolar, tem tido o grave efeito não só de acentuar as desigualdades sociais, mas, sobretudo, de legitimá-las.”
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18 ed. São Paulo: Contexto, 2020, p. 10.
Com relação à escola e sua perspectiva social, assinale a alternativa incorreta.

Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos: os métodos sintéticos vão das partes para o todo, enquanto os métodos analíticos partem do todo para as partes e procuram romper radicalmente com o princípio da decifração, estando presente nestes últimos a defesa do trabalho com sentido, na alfabetização.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os métodos de alfabetização às suas respectivas características.
COLUNA I 1. Método sintético 2. Método analítico
COLUNA II (???) Privilegiam as correspondências fonográficas, acreditando que a compreensão do sistema de escrita se faz juntando unidades menores.
(???) São mais conhecidos os métodos global de contos, o de sentenciação e o de palavração.
(???) Buscam ensinar à criança respeitando sua percepção global dos fenômenos e da própria língua.
(???) Pode tomar como unidade de aprendizagem a letra, o fonema ou, ainda, a sílaba.
Assinale a sequência correta.

”A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para levá-la adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino.”
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. edição. Papirus, 2002, p. 11-12.
Sobre o Projeto Político-Pedagógico da escola, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(???) O Projeto Político-Pedagógico da escola é um agrupamento de planos de ensino e atividades diversas que são projetados e encaminhados às autoridades educacionais para registro das ações realizadas.
(???) O Projeto Político-Pedagógico é um processo permanente de reflexão sobre os problemas da escola e ainda propicia a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania.
(???) Todo projeto pedagógico da escola é, também, político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária e ainda pelo compromisso com a formação do cidadão para a sociedade.
(???) Os princípios norteadores da abordagem do Projeto Político-Pedagógico que norteia a organização do trabalho da escola democrática, pública e gratuita passa pela igualdade de condições de acesso e permanência, pela qualidade para todos, pela valorização do magistério, entre outros.
Assinale a sequência correta.

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