Questões de Pedagogia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

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Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDEP (Gestão de Concursos)

O escritor Paulo Freire, no seu livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, resgata, de forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa e esperançosa, questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e as educadoras.
No âmbito dos saberes pedagógicos em crise, ao recolocar questões tão relevantes agora quanto foram na década de 60, de acordo com Freire

Considerando uma discussão mais ampla sobre a educação e as interferências sociais sobre o contexto escolar, a partir da bibliografia indicada, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(???) É possível afirmar que o desenvolvimento do direito à educação no nosso país, certamente um processo acelerado nas últimas décadas, pode ser caracterizado por duas ênfases: a expansão da escolarização e a afirmação da construção de uma educação escolar comum a todos, na perspectiva da afirmação da igualdade.
(???) O cuidar e o educar são elementos que necessitam ser permanentemente separados na Educação Infantil, não é desejável, especialmente com as crianças negras, a afetividade nas trocas das fraldas, no acolhimento da chegada à creche, na hora da alimentação das crianças, já que elas precisam ser moldadas para a desigualdade sociorracial.
(???) As expectativas sociais e de gênero que predominam em nossa sociedade parecem fortemente marcadas pelas diferenciações em que, das meninas, se espera o recato, a organização, a docilidade e o cuidado, e, dos meninos, espera-se certa agressividade, exploração do espaço público e independência, mas no contexto escolar isso está superado.
( ??) Tanto no âmbito estritamente acadêmico quanto no campo pedagógico e das políticas públicas, há um reconhecimento cada vez mais claro de que os alunos não são indivíduos isolados e que características familiares interferem direta ou indiretamente no modo como cada aluno lida com sua escolarização e constrói sua trajetória no interior do sistema escolar.
Assinale a sequência correta.

O perfil do profissional do técnico em secretaria escolar é constituído por conhecimentos, saberes, princípios, valores e habilidades que o credenciam como educador e gestor escolar.
Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta. 

Na organização do trabalho pedagógico e da gestão escolar da Educação Básica, múltiplos aspectos precisam ser considerados.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir.
I. A participação democrática não se dá espontaneamente, sendo um processo histórico de construção coletiva; desse modo, coloca-se a necessidade de se preverem mecanismos institucionais que não apenas viabilizem, mas também incentivem praticas participativas dentro da escola pública.
II. O programa dinheiro direto na escola (PDDE) consiste na transferência de recursos às escolas públicas da Educação Básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de Educação Especial mantidas por entidades sem fins lucrativos; tais recursos podem ser usados para aquisição de material permanente e de consumo.
III. A maioria das escolas de Ensino Fundamental no Brasil, sejam da rede municipal, estadual ou federal de ensino, dispõe de um rico acervo de materiais pedagógicos, jogos e livros, principalmente as escolas inseridas no PDE-Escola, as quais receberam e recebem esses acervos por meio de políticas públicas.
IV. A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos; por isso, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades e receba das esferas administrativas superiores condições necessárias para implementá-lo.
Estão corretas as afirmativas

No que se refere à inclusão escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos.
II. O PNE estabelece na meta 4 universalizar, para a população de 4 a 17 anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à Educação Básica e ao Atendimento Educacional Especializado, sempre na rede regular de ensino.
III. Na avaliação de propostas educativas que visam à inclusão, encontra-se habitualmente, dimensões éticas progressistas, dessa forma, as orientações, no geral, expressam-se pela tolerância e pelo respeito ao outro, que são sentimentos necessários a inclusão e a convivência social das pessoas com deficientes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

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