Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

“Para um melhor entendimento dos diferentes aspectos que envolvem a aprendizagem e a vida de uma pessoa com Deficiência Físico-Motora (DFM), é fundamental que se reconheça o paradigma atual de atenção à saúde do indivíduo. Isso porque, conforme a Organização Mundial de Saúde – OMS (2003), a saúde não é simplesmente a ausência da doença, e sim, envolve a abrangência da vida humana em todos os seus ciclos, do nascimento até a velhice, em todos os níveis de complexidade (promoção, prevenção, baixa, média e alta complexidade), vislumbrando a qualidade de vida da pessoa e da comunidade que a cerca” (Israel; Bertoldi, 2012). Sobre a DFM, analise as assertivas abaixo:
I. Historicamente, as sociedades possuem a tendência de associar o corpo que apresenta alguma deficiência a sinônimo de incapacidade, seja ela motora ou intelectual.
II. A DMF compromete as possibilidades de movimentação corporal ou manutenção da coordenação motora e do equilíbrio para execução das atividades do cotidiano.
III. A DFM é exclusivamente uma condição adquirida ao longo da vida e não pode ser transitória, sendo considerada uma condição permanente em todos os casos.
Quais estão corretas?

“As famílias de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, associadas ou não à deficiência, vivenciam uma situação bastante peculiar: a maioria se percebe sozinha para administrar as dificuldades que se apresentam em tal situação. Os sentimentos de desamparo são muito frequentes e não podem ser ignorados” (Brasil, 2004). Sobre o tema, analise a sentença abaixo:
Trabalhos em grupo favorecem a troca de experiências e permitem reflexão sobre atitudes de enfrentamento e gerenciamento das dificuldades cotidianas com seu filho ou filha, no contexto familiar e mesmo na orientação para o encaminhamento nas áreas da saúde e educação, com vistas à inclusão (1ª parte). Sabe-se, também, que a falta de informação sobre as necessidades especiais da criança, sobre os recursos existentes na comunidade e sobre os procedimentos de acesso a esses recursos tem, na maioria das vezes, levado os pais a uma condição de dependência de um determinado serviço ou mesmo de profissionais. Dificilmente são orientados a analisar o conjunto de suas necessidades, a tomar decisões e exigir a qualidade de atendimento que desejam (2ª parte). Também nesse aspecto, o Município, enquanto Poder Público, tem a responsabilidade de oferecer o suporte necessário. Profissionais capacitados devem ser disponibilizados, como suporte às famílias, para informar acerca dos recursos disponíveis na comunidade (3ª parte).
Quais partes estão corretas?

A educação especial, enquanto modalidade de ensino, tem por objetivo o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com:
I. Necessidades educacionais especiais.
II. Dificuldades de aprendizagem.
III. Problemas de evasão escolar.
Quais estão INCORRETAS?

A Psicopedagogia, associada a outras áreas do conhecimento, destaca aspectos importantes para a compreensão do fracasso escolar na sociedade contemporânea. De acordo com as concepções e conceitos atuais da Psicopedagogia sobre o fracasso na escola, assinale a alternativa INCORRETA.

A realização da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), com a intenção de investigar o modelo de aprendizagem do sujeito, é um instrumento simples, porém rico em seus resultados. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou, F se falsas.
( ) Um dos objetivos da EOCA é investigar os vínculos que o sujeito possui com os objetos e os conteúdos da aprendizagem escolar, observar suas defesas, condutas evitativas e como ele enfrenta os desafios.
( ) É importante observar três aspectos que fornecerão um sistema de hipóteses a serem verificadas em outros momentos da avaliação diagnóstica: a temática, a dinâmica e o produto.
( ) Os materiais a serem utilizados na EOCA deverão ser fixos, sem variações correspondentes à faixa etária ou contexto sociocultural.
( ) O psicopedagogo poderá oferecer opiniões, estímulos, modelos e ideias para que a criança alcance o resultado esperado na EOCA.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis