Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

#Questão 1120627 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, IF-RS, Professor EBTT - Atendimento Educacional Especializado

“Observa-se, ainda, que, em sua proposição inaugural, as adaptações curriculares foram planejadas para duas possibilidades de implementação, uma mais ampla, sem intervenção direta no currículo regular: as adaptações de pequeno porte ou não significativas; e outra mais restrita, que intervém diretamente no currículo regular: as adaptações de grande porte ou adaptações significativas” (Brasil, 1998). A respeito das adaptações de grande porte, ou significativas, analise as assertivas abaixo:

I. Envolvem modificações mais significativas no currículo regular, incluindo a exclusão ou adição de componentes complementares ou alternativos, sendo necessárias decisões e ações que vão além da autonomia do professor.

II. Devem ser aplicadas em situações onde há grande discrepância entre as necessidades do estudante e as demandas do currículo regular, sendo implementadas, preferencialmente, quando outras adaptações para acesso ao currículo já tiverem sido tentadas.

III. Sempre que possível, as atividades devem ser individualizadas e planejadas apenas para os estudantes com necessidades de adaptações de grande porte; quando isso não for viável, devem ser destinadas a estudantes com comprometimentos mais acentuados, que demandam estratégias diferenciadas, além das adaptações de pequeno porte já realizadas.



Quais estão INCORRETAS?

O ensino de filosofia no Ensino Médio tem como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas à formação cidadã. De acordo com os PCNs e a OCEM, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O pensamento crítico é uma competência essencial no ensino de Filosofia, pois capacita os estudantes a refletir sobre questões éticas, culturais e políticas, promovendo sua autonomia intelectual.

( ) A argumentação filosófica é trabalhada no ensino de Filosofia para desenvolver a capacidade de dialogar e construir posicionamentos fundamentados, mas pode incluir a refutação de argumentos.

( ) A interdisciplinaridade no ensino de Filosofia facilita a conexão dos conteúdos filosóficos com questões sociais e culturais, ampliando a compreensão da realidade pelos estudantes.

( ) O ensino de Filosofia pode contribuir para o diálogo e a compreensão de diferentes perspectivas, promovendo o respeito pela pluralidade de ideias e culturas.

( ) A memorização de conceitos e teorias filosóficas é considerada prioritária no ensino de Filosofia, sendo o principal instrumento para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem correspondem a um conjunto de práticas minunciosamente elaboradas para engajar os estudantes durante seus estudos e torná-los protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. Como exemplo, podemos citar  o(a) _________________, no(a) qual os alunos têm acessos a materiais potencialmente significativos e se preparam previamente para as aulas, as quais são destinadas a debates ou resolução de problemas com maior aprofundamento. Já a _______________ torna as atividades educacionais mais envolventes ao adicionar desafios e recompensas no processo de aprendizagem, e o(a) __________________ se baseia no compartilhamento de ideias entre colegas de turma de modo que o aprendizado seja construído conjuntamente, tanto por aquele que ensina o que sabe quanto por aquele que recebe a informação.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada filósofo/sociólogo da educação às suas principais ideias. 



Coluna 1


1. Imre Lakatos

2. Gaston Bachelard.

3. Larry Laudan.

4. Stephen E. Toulmin.


Coluna 2

( ) “Em que gênero de ocasiões e por quais processos e procedimentos, os conceitos fundamentais ou constelações de pressuposições características dos modos de pensamento corrente em uma geração humana são desacreditados e são abandonados a favor de outros conceitos ou pressuposições”.


( ) “A filosofia da ciência sem a história da ciência é vazia; a história da ciência sem a filosofia da ciência é cega”.


( ) “O objetivo da ciência consiste em obter teorias com uma elevada efetividade na resolução de problemas”.


( ) “O historiador da ciência deve tomar as ideias como se fossem fatos. O epistemólogo deve tomar os fatos como se fossem ideias, inserindo-as num sistema de pensamento”.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A BNCC inclui diretrizes e conteúdos que promovem a diversidade e a inclusão nas escolas brasileiras. Sobre os temas e suas orientações na BNCC, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Sobre as competências do Ensino Religioso no Ensino Fundamental, a BNCC aponta que os estudantes precisam conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, e valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.

( ) É opcional que os alunos identifiquem a presença e a sociodiversidade de culturas indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, ciganas e dos demais povos e comunidades tradicionais para compreender suas características socioculturais e suas territorialidades.

( ) De forma particular, um planejamento com foco na equidade também exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos como os alunos com deficiência, reconhecendo a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas e de diferenciação curricular, conforme estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

( ) Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, precisamente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

( ) Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis